Dahlia Déa Rossas

trajetória e estratégias de visibilidade diante do apagamento feminino nas artes (1922-1947)

  • Marinara Costa Leão Graduanda em História - Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Belém do Pará, Artes plásticas, Retratos, Gênero

Resumo

Este trabalho traça um paralelo sobre quem foi a artista Dahlia Déa Rossas em seus três retratos, mais especificamente, em seu autorretrato, partindo da premissa que um retrato pode ser lido como narrativa biográfica (CIPINIUK, 2003). O objetivo é entender como sua obra pode ser interpretada ao longo do tempo, propondo analisar a invisibilidade feminina nas artes para explicar a escassez de informações sobre sua trajetória. Como três obras de sua autoria compõem o acervo do Museu de Arte de Belém (MABE)? Quais motivos da aparente interrupção de uma carreira promissora? A bibliografia voltada para o mundo artístico figurado por mulheres é o alicerce para entender a falta de fontes sobre sua carreira na tentativa de responder os questionamentos sobre o apagamento feminino no mundo das artes plásticas.

Publicado
2025-10-06
Como Citar
Leão, M. C. (2025). Dahlia Déa Rossas: trajetória e estratégias de visibilidade diante do apagamento feminino nas artes (1922-1947). (ENTRE)LINHAS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em História Da Universidade Federal De Ouro Preto, 5(01), 01-16. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/article/view/10.5281.zenodo.17259674
Seção
Artigos