A música no compasso de uma sociedade em transformação (séculos XVIII – XIX)

  • Cesar Henrique Lemos Santos Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Sagrado, Profano, Música Colonial, Igreja, Sociedade Colonial

Resumo

A produção musical em Minas Gerais, entre os séculos XVIII e XIX, esteve imbuída de diversos fatores cruciais para o arcabouço social da época. Emerge, junto a tal arte, o locus vivendi que caracteriza parte considerável do território colonial português. A pesquisa que se segue ousa, perscrutando bibliotecas, arquivos e museus, captar uma descrição minuciosa dos aspectos envolventes da temática estabelecida, dessarte, a esfera da produção musical. Levá-la ao cabo, como eixo central do estudo, constitui ensejo ao desvelo de certos contrapontos desta sociedade. Afinal, o gosto, as opiniões e sentimentos, ao longo dos anos, passam a constituir a identidade de uma incipiente cultura brasileira. Sagrado e profano são inicialmente dois conceitos que permeiam os estilos musicais no passado, estilos não monótonos, mas criativamente superpostos em um mesmo espaço temporal.

Publicado
2022-09-28
Como Citar
Cesar Henrique Lemos Santos. (2022). A música no compasso de uma sociedade em transformação (séculos XVIII – XIX). (ENTRE)LINHAS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em História Da Universidade Federal De Ouro Preto, 1(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/article/view/5309