As artimanhas de Maria Napoleão

o crime de curandeirismo e o trato do tracoma no interior paulista no início do século XX

Palavras-chave: Curandeirismo, Tracoma, Saúde, Doença

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as práticas curativas presentes durante a Primeira República no Brasil, a partir do estudo de caso de um processo-crime de curandeirismo no qual se apresenta tratamento em fase inicial do tracoma envolvendo prática que, em tese, perpassaria o uso de conhecimentos médicos por leigos; com este fim, utilizam-se como aporte teórico as categorias analíticas de Michel de Certeau (1995, 2014) acerca da cultura ordinária, compreendendo as práticas curativas como ação, o que permite uma percepção mais heterogênea deste universo. A partir desta linha analítica, pôde-se observar também complexidades sobre a reutilização de conhecimentos médicos no caso abordado, dada as circunstâncias em que o Estado de São Paulo se encontrava com a proliferação do tracoma no interior e que deram ensejo a políticas públicas específicas de combate à doença mencionada.

Biografia do Autor

Matheus da Nobrega Marçal, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Licenciatura em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Linha de Pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: reflexão e sentimento na História, pesquisando curandeirismo, saúde e doença na comarca de Piracicaba durante a Primeira República (1897-1925) a partir de autos de processos criminais. Doutorando pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa já mencionada, pesquisando experiências do mesmerismo no Brasil da Primeira República e compartilhamentos na América do Sul (1889-1930).

Publicado
2025-10-03
Como Citar
da Nobrega Marçal, M. (2025). As artimanhas de Maria Napoleão : o crime de curandeirismo e o trato do tracoma no interior paulista no início do século XX. (ENTRE)LINHAS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em História Da Universidade Federal De Ouro Preto, 5(01), 01-17. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/article/view/7861
Seção
Artigos