Duas formulações do gênio em Nietzsche e sua relação com a educação

  • Pablo Sathler Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar duas formulações do conceito de gênio encontradas na filosofia de Friedrich Nietzsche (1844 - 1900). Como ponto inicial do estudo, tomaremos sua obra de estreia O nascimento da tragédia (1872), na qual a reflexão do jovem filósofo ainda mostra-se mobilizada por questões metafísicas. Em seguida passaremos ao exame da obra Humano, demasiado humano (1878), na qual o filósofo alinha-se a uma concepção classicista do tema do gênio, em contraste direto com suas posições iniciais. Por fim, apresentaremos algumas consequências das posições firmadas indicadas pelo próprio autor, principalmente relativas à sua articulação com o tema da educação. O saldo da comparação entre as duas concepções pretende indicar o caráter de formação (Bildung) do gênio artístico.

Referências

NIETZSCHE, Friedrich.2005. Humano, demasiado humano. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Sousa – São Paulo: Companhia das Letras.

_________________.2007. O nascimento da tragédia. Tradução, notas e posfácio: J, Guinsburg – São Paulo: Companhia das Letras.

__________________.2003. Estudos sobre educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho, - Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola.

WEBER, José Fernandes.2011. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
Sathler, P. (2020). Duas formulações do gênio em Nietzsche e sua relação com a educação. Fundamento, (14), 74-87. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/2440
Seção
Artigos