LÓGICA DOCENS E UTENS

  • Pedro Barbosa Araújo UERJ
Palavras-chave: Lógica, Tomás de Aquino, Docens, Utens

Resumo

O objetivo deste artigo é determinar a importante questão acerca da utilidade e da pureza (de ensino) da ciência lógica, na tradição clássica, quando essa ciência se divide nas suas duas partes fundamentais, justamente, em lógica docens e em lógica utens. Estes termos podem traduzir-se, em boa tradução, por lógica pura e lógica aplicada. Neste artigo, tratar-se-á das sutis distinções de Tomás de Aquino quando aponta, à ciência lógica, três características que vão distinguir as suas partes formais: o uso da lógica, a ciência da lógica, e a doutrina da lógica. Nesta acepção do termo “lógica”, quer-se apontar para certas propriedades de suas partes, quais sejam: a demonstrativa, a dialética, também designada de tentativa, e a sofística. Santo Tomás assinala que, em senso próprio, a lógica demonstrativa, no ensino mesmo da lógica, é tão somente uma doutrina; ao passo que a dialética e a sofística são, além de uma doutrina, uma ciência e delas se tem um uso. Como se verá neste artigo, a razão dessa distinção baseia-se no fato de que é da razão formal mesma da lógica em geral lidar tão somente com coisas ideais, e não reais, como o restante das ciências especulativas. Assim, tomando-se o termo ciência em acepção latíssima, antes no sentido da atividade pedagógica, do que pela razão formal mesma de ciência, a dialética e a sofística reconhecem-se como ciências, ainda que esta seja preterida em benefício da primeira. 

Biografia do Autor

Pedro Barbosa Araújo, UERJ

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (2018) e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2024). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia

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Publicado
2025-01-08
Como Citar
Barbosa Araújo, P. (2025). LÓGICA DOCENS E UTENS. Fundamento, (25), 46-61. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/7764
Seção
Artigos