Serviços

 

Auxílio aos editores

O PP/UFOP auxilia os editores periódicos acadêmicos da UFOP em duas modalidades, oferecendo suporte ao periódicos e/ou oferecendo a inclusão do periódicos na instalação institucional do sistema SEER/OJS (sistema que tem sido amplamente utilizado e recomendado, no Brasil e no exterior, para o gerenciamento do processo editorial das revistas acadêmicas. Abaixo segue a descrição das duas formas de auxílio, assim como as maneiras de solicitar cada uma:

  • Inclusão no Portal Institucional: Além do suporte no auxílio e treinamento dos editores e suas equipes, o PP/UFOP disponibiliza a instalação do sistema SEER/OJS aos editores interessados. A instalação institucional do sistema SEER/OJS fica no endereço www.periodicos.ufop.br/pp . A posição da Coordenação do PP/UFOP é de que as políticas institucionais voltadas aos periódicos da UFOP priorizem os periódicos que estejam localizados na instalação institucional.
  • Suporte: O Portal de Periódicos Eletrônicos da UFOP (PP/UFOP) coloca-se a disposição no auxílio e treinamento dos editores e suas equipes, no que diz respeito ao uso da plataforma SEER/OJS. Para suporte entre em contato através do e-mail periodicos.sisbin@ufop.edu.br

 

 

Recomendação aos Periódicos da UFOP

A Coordenação do Portal de Periódicos da UFOP no intuito de qualificar o conhecimento científico divulgado pelos periódicos científicos institucionais recomenda:

  • que os periódicos atendam, os tópicos relativos às publicações científicas, constantes das Diretrizes de Integridade na atividade científica, proposta pelo CNPq;
  • que sigam, adequando à realidade de cada área do conhecimento, as diretrizes propostas pelo COPE - Committee on Publication Ethics;
  • que busque se aproximar aos critérios de admissão do Scielo, considerando que este critérios já estão em consonância com várias diretrizes internacionais;
  • que verifiquem e sigam os critérios de área da última avaliação de periódicos realizada pelo Qualis - Capes;
  • que busquem registrar os periódicos em indexadores nacionais e internacionais - caso o responsável pelo periódico não tiver recebido a lista de indexadores, favor entrar em contato.

O Portal de Periódicos coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e auxílios para a realização das atividades das equipes editoriais.

 

 

Solicitação de ISSN

Procedimentos para solicitação de ISSN para publicações editadas no âmbito da UFOP:

Os procedimentos a seguir são para solicitações de ISSN. O ISSN é atribuído ao título de uma publicação em um determinado tipo de suporte (físico ou eletrônico), ou seja, somente em caso de alteração no título (inclusive o idioma) ou no suporte é que ocorrerá a designação de um novo ISSN. Publicações subsequentes de um determinado título (volumes, números, ano, entre outras formas) não recebem um novo número.
Na UFOP é Sistema de Bibliotecas e Informação (SISBIN), através do Portal de Periódicos Eletrônicos (PP/UFOP), que realiza as solicitações de ISSN junto ao IBICT, é possível solicitar o ISSN para os seguintes tipos de publicação:

  1. Periódico (impresso ou eletrônico);
  2. Anais de evento (impresso ou eletrônico);
  3. Série monográfica (impresso ou eletrônico).

Como o ISSN é atribuído ao título da publicação é extremamente importante a padronização da apresentação do título, ou seja, em todos os locais nos quais ele aparece ele deverá estar idêntico!
Ficou em dúvida se sua publicação recebe ISSN, entre em contato periodicos.sisbin@ufop.edu.br
Se você procura informações sobre ISBN acesse esse link
Atenção para as orientações do IBICT, com relação aos documentos necessários para o pedido.
Para a realização da solicitação é necessário o envio, via Correios, de alguns documentos impressos (será o Portal de Periódicos que encaminhará às solicitações). Dessa forma, uma cópia digital de todos os documentos deverão ser encaminhados para o e-mail periodicos.sisbin@ufop.edu.br, em formato *.pdf. Em seguida será realizada uma análise de tudo está de acordo com as orientações do IBICT e o pedido será encaminhado.
As orientações do IBICT podem ser encontradas neste link.