Teorias da dominação masculina: uma análise crítica da violência de gênero para uma construção emancipatória

  • Renata Nascimento Gomes Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM

Resumo

A violência de gênero se expressa e se reproduz culturalmente através de comportamentos irrefletidos, aprendidos histórica e socialmente. Bourdieu defende a ideia de que a dominação masculina é aprendida pelo homem e absorvida pela mulher inconscientemente. Entende-se que a violência é um problema social e como tal deve ser atacado não somente nos resultados. O objetivo geral deste estudo é compreender o problema da dominação masculina em sua origem. Justifica-se essa análise diante do elevado número de ocorrências de violência de gênero no Brasil, o que comprova a dificuldade de resolver esse grave problema. Numa perspectiva macroestrutural, a pesquisa é desenvolvida através do método analítico, com depuração de material bibliográfico assim como textos de lei. Como marco teórico, serão utilizadas as noções de violência simbólica e dominação masculina, desenvolvidas por Pierre Bourdieu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Nascimento Gomes, Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM

Mestranda em Direito com área de concentração em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Linha de Pesquisa: Efetividade dos direitos fundamentais sociais. Bolsista CAPES. Editora Associada da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: A tutela coletiva como instrumento de efetividade dos direitos fundamentais. Integrante do Grupo de Pesquisa: Tertium Datur. Endereço eletrônico: renata.nascimento.gomes@gmail.com.

 
Publicado
2016-12-31
Como Citar
NASCIMENTO GOMES, R. Teorias da dominação masculina: uma análise crítica da violência de gênero para uma construção emancipatória. Libertas: Revista de Pesquisa em Direito, v. 2, n. 1, 31 dez. 2016.
Seção
Doutrina Nacional