DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: O poder simbólico e a construção de uma cultura de paz

  • Bruno Camilloto
  • Leandro Benedini Brusadin UFOP

Resumen

A retórica construída em torno dos Direitos Humanos pode ser compreendida a partir da narrativa histórica no contexto do desenvolvimento do conceito do Estado e do entendimento da luta por reconhecimento para o estabelecimento dos Direitos. O objetivo deste artigo é analisar o discurso de Direitos Humanos nos ambientes públicos no desenvolvimento da cultura de paz em interface com o processo educacional de abertura ao outro para o desenvolvimento de uma sociedade plural. A metodologia baseia em uma análise epistemológica de autores clássicos em interface com as normativas legais que tratam da temática no cenário político brasileiro contemporâneo. Conclui-se que o discurso sobre o conceito de Direitos Humanos, produzido pela mídia brasileira, influencia negativamente no desenvolvimento de uma cultura de paz ao reafirmar o poder simbólico dos discursos autoritários e reacionários sem mediação social.

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Publicado
2018-07-31
Cómo citar
CAMILLOTO, B.; BRUSADIN, L. B. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: O poder simbólico e a construção de uma cultura de paz. Libertas: Revista de Pesquisa em Direito, v. 4, n. 1, 31 jul. 2018.
Sección
Doutrina Nacional