Aulas de direito para estudantes ativos

  • Carlos Bernal Macquarie Law School

Resumen

Dois propósitos do ensino para estudantes de Direito são a retenção de informações para além da realização dos exames e o desenvolvimento das habilidades profissionais dos bacharéis em Direito. Estes objetivos se cumprem melhor quando os estudantes de Direito desempenham um papel ativo durante as aulas. Sem embargo, a tradicional divisão que existe em muitos países entre, de um lado, as aulas expositivas massivas e, de outro lado, as tutorias em grupos pequenos restringe o papel ativo dos estudantes a estas últimas. O objetivo deste artigo é desafiar esta prática comum. Para isso, proporei e explicarei uma técnica para ministrar aulas expositivas de Direito que, de acordo com Cavanagh (2011), chamarei “aula prática” (“lectorial” é a expressão original em inglês). A aula prática é uma mistura de uma aula expositiva (“lectures”) e uma tutoria (“tutorial”). Combina, assim, a apresentação de informação de fundo com algumas atividades práticas desenhadas para estimular os estudantes a refletir sobre situações hipotéticas, responder perguntas concretas e compartilhar suas opiniões com o resto de seus companheiros e com o professor. Nesse sentido, a aula prática encoraja a interlocução. Trata-se de um tipo de aproximação ao ensino centrado no estudante, cujos fundamentos pedagógicos se encontram nos princípios do construtivismo. Argumentarei que a “aula prática” oferece vantagens sobre o tradicional enfoque dogmático próprio das aulas expositivas e, em consequência, deveria ser preferida a dito enfoque.

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Biografía del autor/a

Carlos Bernal, Macquarie Law School
Professor associado da Macquarie Law School. Bacharel em Direito (Universidad Externado de Colombia, 1996), Doutor em Direito (Universidad de Salamanca, 2001), Master em Filosofia (Universidad de la Florida, 2008) e Doutor em Filosofia (Universidad de la Florida, 2011).
Publicado
2016-12-31
Cómo citar
BERNAL, C. Aulas de direito para estudantes ativos. Libertas: Revista de Pesquisa em Direito, v. 2, n. 1, 31 dic. 2016.
Sección
Doutrina Nacional