Neoliberalismo como propulsor da precariedade
Résumé
Partindo do entendimento de Michel Foucault e do aprofundamento feito por Wendy Brown de que a governamentalidade neoliberal é capaz de produzir novos sujeitos, o presente artigo busca compreender como o neoliberalismo pode ser tomado como uma máquina de produção de precariedade, nos termos desenvolvidos por Judith Butler. Em suma, o objetivo é investigar se a governamentalidade neoliberal favorece manutenção de determinadas populações em situações precárias. Argumentaremos que o sujeito neoliberal se encontra desengajado da dimensão ética, lidando com o outro sem uma percepção do comum. A compreensão das desigualdades e da diferença tende a ser deslocada da esfera pública para a privada, no seio de uma concepção meritocrática que procura responsabilizar os próprios excluídos por sua miséria e por seus fracassos. Assim, por meio de um enlutamento diferencial, vemos emergir diferentes mecanismos necropolíticos, de segregação e de eliminação dos grupos indesejáveis.
Downloads
Références
BROWN, Wendy. Undoing the demos: neoliberalism’s stealth revolution. New York: Zone Books, 2015.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Trad. Fernanda Siqueira Miguens. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder (1982). In: DREYFYS; H. & RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária: 1995, p.231-249.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 19ª ed. São Paulo: Graal, 2009.
Copyright (c) 2021 Libertas: Revista de Pesquisa em Direito
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.