Musear
ISSN: 2316-4026
Sobre a Revista Musear
Em construção.
Foco e Escopo
A Revista Musear busca contribuir com a reflexão e a socialização do conhecimento acerca dos processos e dos estudos analíticos sobre práticas museológicas, preservação do patrimônio, educação em museus e mediação cultural, com uma abordagem crítica ou fundamentação teórica.
O projeto editorial prioriza artigos científicos, originais e inéditos, da área de Museologia, bem como artigos que proponham um diálogo interdisciplinar. São aceitos artigos de pesquisa, artigos de revisão (críticos, sistemáticos e integrativos) e ensaios teóricos, resultantes de reflexões científicas e profissionais no campo da Museologia.
A Revista Musear é editada em português, em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo. A revista exige o grau mínimo de doutorado para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir essa titulação.
Além disso, a critério do Conselho Editorial, são publicadas seções temáticas ou Dossiês dedicados à revisão de áreas específicas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa em Museologia.
Periodicidade
A Revista Musear adota o sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação de artigos. Isso significa que os autores podem enviar seus trabalhos a qualquer momento, sem restrição de prazos.
Todos os artigos passam por um rigoroso processo de revisão por pares, que assegura a qualidade e a relevância científica das publicações. Após a aprovação, os textos são publicados prontamente em edições contínuas, garantindo uma resposta ágil e eficiente aos autores.
Essa dinâmica permite uma rápida disseminação dos resultados de pesquisa, promovendo a atualização constante e o intercâmbio contínuo de conhecimento na área de Museologia.
Público-alvo
A Revista Musear destina-se a dois principais grupos de interesse:
1. Docentes e discentes de cursos de graduação e pós-graduação em Museologia, História, Ciências Sociais, Artes e áreas afins que envolvem práticas museológicas, preservação do patrimônio, educação e mediação cultural.
2. Pesquisadores (docentes e discentes) de programas de pós-graduação em Museologia, Patrimônio Cultural, Educação em Museus e áreas correlatas, bem como outros programas acadêmicos reconhecidos pela CAPES e que se dedicam ao estudo reflexivo e à prática museológica e suas intersecções com outras áreas do conhecimento.
Missão
A missão da Revista Musear é contribuir com o avanço da pesquisa no campo das práticas museológicas e a interdisciplinaridade, por meio da publicação de estudos, boas práticas institucionais e reflexões teóricas. A revista visa promover a melhoria contínua dos processos museológicos e se dedica ao aprofundamento de questões epistemológicas, filosóficas, didáticas, metodológicas e conceituais relacionadas à Museologia.
Visão
Tornar-se um periódico de excelência no campo da Museologia e áreas afins, reconhecido nacionalmente por promover a inovação, a diversidade e o avanço na divulgação de pesquisas, práticas museológicas, e relatos de experiências sobre preservação do patrimônio, educação em museus e mediação cultural. A Revista Musear busca ser um ponto de referência para a disseminação de conhecimento e boas práticas na formação de profissionais da área, além de fomentar o desenvolvimento contínuo de novas abordagens e reflexões no campo da Museologia.
Valores
Metas
Metas a curto prazo
Metas a médio prazo
Metas a longo prazo
Abrangência Temática
A Revista Musear possui uma ampla cobertura temática, abrangendo áreas multidisciplinares e interdisciplinares no campo da Museologia e áreas afins. A revista dedica-se à investigação de fenômenos relacionados aos processos e às práticas museológicas em diferentes contextos, como a preservação do patrimônio, a educação em museus, a mediação cultural e análises, dentre outros. Também aborda aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Museologia, promovendo uma reflexão crítica sobre os desafios e inovações no campo da gestão e divulgação cultural.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos à publicação serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pelos editores considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar nas seguintes situações: Aceitar (publicação conforme apresentado); Revisões requeridas (com adequações); Submeter a nova rodada (novo processo de avaliação, por avaliadores diferentes); e Rejeitar (recusa para publicação).
Quando da submissão de artigos, os autores serão contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. Os editores emitiram comunicado oficial por mensagem eletrônica específica apenas quando o artigo submetido já tramitou e recebeu pareceres definitivos de aprovação ou reprovação.
O processo de avaliação dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc. Nesse processo, os editores poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.
Fluxo Editorial
Em processo de reativação.
Políticas Editoriais
Todas as Políticas Editoriais da Revista Musear estão disponíveis na aba Normas do site.
Musear
ISSN: 2316-4026
