Sobre a Revista

Sobre a Revista Musear

Em construção.

Foco e Escopo

A Revista Musear busca contribuir com a reflexão e a socialização do conhecimento acerca dos processos e dos estudos analíticos sobre práticas museológicas, preservação do patrimônio, educação em museus e mediação cultural, com uma abordagem crítica ou fundamentação teórica.

O projeto editorial prioriza artigos científicos, originais e inéditos, da área de Museologia, bem como artigos que proponham um diálogo interdisciplinar. São aceitos artigos de pesquisa, artigos de revisão (críticos, sistemáticos e integrativos) e ensaios teóricos, resultantes de reflexões científicas e profissionais no campo da Museologia.

A Revista Musear é editada em português, em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo. A revista exige o grau mínimo de doutorado para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir essa titulação.

Além disso, a critério do Conselho Editorial, são publicadas seções temáticas ou Dossiês dedicados à revisão de áreas específicas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa em Museologia.

Periodicidade

A Revista Musear adota o sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação de artigos. Isso significa que os autores podem enviar seus trabalhos a qualquer momento, sem restrição de prazos.

Todos os artigos passam por um rigoroso processo de revisão por pares, que assegura a qualidade e a relevância científica das publicações. Após a aprovação, os textos são publicados prontamente em edições contínuas, garantindo uma resposta ágil e eficiente aos autores.

Essa dinâmica permite uma rápida disseminação dos resultados de pesquisa, promovendo a atualização constante e o intercâmbio contínuo de conhecimento na área de Museologia.

Público-alvo

A Revista Musear destina-se a dois principais grupos de interesse:

1. Docentes e discentes de cursos de graduação e pós-graduação em Museologia, História, Ciências Sociais, Artes e áreas afins que envolvem práticas museológicas, preservação do patrimônio, educação e mediação cultural.

2. Pesquisadores (docentes e discentes) de programas de pós-graduação em Museologia, Patrimônio Cultural, Educação em Museus e áreas correlatas, bem como outros programas acadêmicos reconhecidos pela CAPES e que se dedicam ao estudo reflexivo e à prática museológica e suas intersecções com outras áreas do conhecimento.

Missão

A missão da Revista Musear é contribuir com o avanço da pesquisa no campo das práticas museológicas e a interdisciplinaridade, por meio da publicação de estudos, boas práticas institucionais e reflexões teóricas. A revista visa promover a melhoria contínua dos processos museológicos e se dedica ao aprofundamento de questões epistemológicas, filosóficas, didáticas, metodológicas e conceituais relacionadas à Museologia.

Visão

Tornar-se um periódico de excelência no campo da Museologia e áreas afins, reconhecido nacionalmente por promover a inovação, a diversidade e o avanço na divulgação de pesquisas, práticas museológicas, e relatos de experiências sobre preservação do patrimônio, educação em museus e mediação cultural. A Revista Musear busca ser um ponto de referência para a disseminação de conhecimento e boas práticas na formação de profissionais da área, além de fomentar o desenvolvimento contínuo de novas abordagens e reflexões no campo da Museologia.

Valores

  • Acesso aberto: Promoção do acesso livre e irrestrito ao conhecimento, facilitando a disseminação ampla das pesquisas e das práticas museológicas.
  • Credibilidade: Compromisso em ser uma revista reconhecida por sua qualidade editorial e acadêmica, estabelecendo-se como uma fonte confiável na área de Museologia.
  • Diversidade e inclusão: Valorização das diversas perspectivas e culturas, buscando a representatividade e inclusão em todas as suas publicações.
  • Ética: Respeito pelos princípios éticos na pesquisa, preservação e mediação cultural, com compromisso com a veracidade e a justiça nas publicações.
  • Integridade: Adesão aos mais altos padrões de honestidade acadêmica, combatendo plágio e garantindo a originalidade dos trabalhos.
  • Relevância: Atualização e pertinência dos temas abordados, refletindo as necessidades e desafios da prática museológica contemporânea.
  • Revisão por pares de qualidade: Garantia de um processo rigoroso de avaliação por especialistas, assegurando a qualidade científica e a pertinência das publicações.
  • Rigor científico: Compromisso com a qualidade e a precisão das publicações, fundamentadas em pesquisa sólida e metodologias rigorosas.
  • Sustentabilidade: Promoção de práticas que considerem a preservação ambiental e o impacto das publicações no longo prazo, apoiando iniciativas que incentivem a preservação do patrimônio cultural.
  • Transparência: Compromisso com a clareza nos processos editoriais, desde a submissão até a publicação, garantindo visibilidade nas decisões do Conselho Editorial.

Metas

Metas a curto prazo  

  1. Reativação da Revista Musear 
  2. Reestruturação da equipe editorial 
  3. Definição de políticas editorias
  4. Composição da base de pareceristas
  5. Indexação em algumas Plataformas
  6. Ampliação da Equipe de Avaliadores
  7. Filiação a ABEC e aquisição de DOI
  8. Criação do Plano de Visibilidade

Metas a médio prazo

  1. Ampliação das bases indexadoras
  2. Elaboração de projetos para captação de recursos
  3. Elaboração de um Plano de Internacionalização da revista

Metas a longo prazo

  1. Diversificação de Formatos
  2. Revisão das políticas editoriais
  3. Inclusão em Outras Bases de Dados
  4. Elaboração de plano coletivo de estudo e viabilidade para a garantia de recursos institucionais voltados à manutenção e fortalecimento da revista

Abrangência Temática

A Revista Musear possui uma ampla cobertura temática, abrangendo áreas multidisciplinares e interdisciplinares no campo da Museologia e áreas afins. A revista dedica-se à investigação de fenômenos relacionados aos processos e às práticas museológicas em diferentes contextos, como a preservação do patrimônio, a educação em museus, a mediação cultural e análises, dentre outros. Também aborda aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Museologia, promovendo uma reflexão crítica sobre os desafios e inovações no campo da gestão e divulgação cultural.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à publicação serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pelos editores considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar nas seguintes situações: Aceitar (publicação conforme apresentado); Revisões requeridas (com adequações); Submeter a nova rodada (novo processo de avaliação, por avaliadores diferentes); e Rejeitar (recusa para publicação).

Quando da submissão de artigos, os autores serão contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. Os editores emitiram comunicado oficial por mensagem eletrônica específica apenas quando o artigo submetido já tramitou e recebeu pareceres definitivos de aprovação ou reprovação.

O processo de avaliação dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc. Nesse processo, os editores poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.

Fluxo Editorial

Em processo de reativação.

Políticas Editoriais

Todas as Políticas Editoriais da Revista Musear estão disponíveis na aba Normas do site.