Musear
ISSN: 2316-4026
A Revista Musear reconhece a relevância transformadora da Inteligência Artificial (IA) na pesquisa acadêmica, com seu potencial para aprimorar processos e expandir possibilidades. No entanto, é fundamental que seu uso seja responsável e transparente, assegurando a ética e a integridade nas publicações. Esta política estabelece diretrizes para orientar o emprego ético e adequado de ferramentas de IA por autores, revisores e editores.
O uso de IA deve ser declarado de forma clara e transparente. A responsabilidade pelo conteúdo das publicações permanece com os autores humanos, sendo vedada a atribuição de responsabilidade moral, legal ou autoral às ferramentas de IA.
Diretrizes para Autores(as)
Diretrizes para Editores
Diretrizes para Revisores
O uso de IA em processos editoriais deve garantir a segurança dos dados confidenciais. Além disso, os autores devem informar explicitamente as ferramentas de IA utilizadas, suas finalidades e as limitações delas. Detalhes adicionais podem ser incluídos em um apêndice, quando necessário.
Outro ponto importante é que a Revista Musear incentiva a submissão de artigos que explorem o potencial da IA para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, desde que o uso seja realizado de forma responsável, garantindo equidade e transparência (ONU, 2021 - https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373434).
Esta política será revisada periodicamente para incorporar avanços tecnológicos e melhores práticas. O descumprimento pode resultar em rejeição do manuscrito, retratação ou sanções disciplinares.
Musear
ISSN: 2316-4026
