Enunciação, leitura e produção discursiva: uma experiência no Ensino Superior

  • Cristiane Dall' Cortivo Lebler Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Lauro Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Palavras-chave: Leitura, Produção de discursos, Enunciação.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir, através de um relato de experiência, a necessidade de se aplicar, na prática docente, diferentes teorias acerca desse fenômeno complexo e multifacetado que é a linguagem humana. O suporte teórico para a elaboração deste trabalho é dado pelo campo da Linguística da Enunciação, especialmente por Mikhail Bakhtin, Émile Benveniste e Oswald Ducrot. A experiência relatada ocorreu em uma disciplina de Leitura e Produção de Textos, ministrada em um curso superior de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, e consistiu em uma proposta de produção de discursos, como atividade curricular, embasada nos teóricos acima mencionados. Os resultados obtidos mostram que o trabalho com leitura e com produção de discursos deve estar embasado em diferentes suportes teóricos, já que é na convergência de olhares que a linguagem pode ser apreendida de modo mais completo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 

Lauro Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutorando em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista integral do CNPq. 

Referências

ANSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. L'Argumentation Dans la Langue. Bruxelles: Mardaga, 1983.

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem (1929). Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes, 1989.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes, 2005.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2016.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Tradução: María Marta Negroni e Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.

DALL’ CORTIVO-LEBLER, Cristiane. A argumentação e o ensino da escrita. Antares, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, jan./jun. 2016, p. 83-98.

DUCROT, Oswald. Les mots du discours. Paris: Les Editions de Minuit, 1980.

______. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.

______. Polifonía y Argumentación. Conferencias del Seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1990.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FLORES, Valdir do N.; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à Linguística da Enunciação.São Paulo: Contexto, 2005.

FLORES, Valdir do N. Saussure e Benveniste no Brasil: quatro aulas na École Normale Supérieure. São Paulo: Parábola, 2017.

MARCUSCHI, Luiz. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye. São Paulo: Cultrix, 1975.
Publicado
2018-12-19
Seção
Artigos - Fluxo contínuo