O jovem em rádios all news do Rio de Janeiro: a falta de identificação e o afastamento do ouvinte

  • Nara Rosa Meireles UFF
  • João Batista de Abreu UFF

Resumen

Pesquisa empírica realizada durante uma semana por meio da análise das programações das duas principais rádios all news do Rio de Janeiro comprova que pouco espaço é dedicado ao jovem na grade de notícias, seja pela ausência de conteúdo direcionado a esta parcela da população ou pelo enfoque dispensado às reportagens. Não há identificação clara entre este segmento de público e as rádios noticiosas. A investigação sugere a necessidade de discutir o futuro da emissora all news sob a perspectiva do ouvinte e dos discursos subjacentes ao enunciado do radiojornalismo. 

Biografía del autor/a

Nara Rosa Meireles, UFF
Nara Rosa Meireles é jornalista e mestranda do programa de pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.
João Batista de Abreu, UFF
João Batista de Abreu é jornalista e professor do programa de pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.

Citas

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da "segunda chance". Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, 2007.Disponível em: <http://www.forumeja.org.br/go/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20e%20Juventude%20-%20Carrano.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

IBGE. Sinopse do Senso Demográfico 2010. Rio de Janeiro: 2011. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49230.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

IBGE. População Jovem no Brasil. Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica número 3. Rio de Janeiro: 1999. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6686.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

KANTAR IBOPE MEDIA. Uma nação de ouvintes. 2016.Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/uma-nacao-de-ouvintes/>. Acesso em: 15 jun. 2016.

KANTAR IBOPE MEDIA. Consumo da internet pelos jovens brasileiros cresce 50% em dez anos, aponta IBOPE Media. 2014. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/consumo-da-internet-pelos-jovens-brasileiros-cresce-50-em-dez-anos-aponta-ibope-media/>. Acesso em: 15 jun. 2016.

MATA, Maria Cristina. Audiência nas emissoras populares de Córdoba, na Argentina. Buenos Aires: Revista Diálogos, 2012.Disponível em: <http://dialogosfelafacs.net/wp-content/uploads/2012/01/19-revista-dialogos-radios-y-publicos-populares.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

SODRÉ, Muniz. O social irradiado: violência urbana, neogrotesco e mídia. São Paulo: Cortez Editora, 1992.

WINOCUR, Rosalía. Ciudadanos mediáticos: La construcción de lo público en la radio. Barcelona: Gedisa, 2002.

Publicado
2017-01-05
Sección
Artigos