O jovem em rádios all news do Rio de Janeiro: a falta de identificação e o afastamento do ouvinte

  • Nara Rosa Meireles UFF
  • João Batista de Abreu UFF
Palavras-chave: radiojornalismo, jovens, ouvinte, CBN, Band News

Resumo

Pesquisa empírica realizada durante uma semana por meio da análise das programações das duas principais rádios all news do Rio de Janeiro comprova que pouco espaço é dedicado ao jovem na grade de notícias, seja pela ausência de conteúdo direcionado a esta parcela da população ou pelo enfoque dispensado às reportagens. Não há identificação clara entre este segmento de público e as rádios noticiosas. A investigação sugere a necessidade de discutir o futuro da emissora all news sob a perspectiva do ouvinte e dos discursos subjacentes ao enunciado do radiojornalismo. 

Biografia do Autor

Nara Rosa Meireles, UFF
Nara Rosa Meireles é jornalista e mestranda do programa de pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.
João Batista de Abreu, UFF
João Batista de Abreu é jornalista e professor do programa de pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da "segunda chance". Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, 2007.Disponível em: <http://www.forumeja.org.br/go/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20e%20Juventude%20-%20Carrano.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

IBGE. Sinopse do Senso Demográfico 2010. Rio de Janeiro: 2011. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49230.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

IBGE. População Jovem no Brasil. Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica número 3. Rio de Janeiro: 1999. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6686.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

KANTAR IBOPE MEDIA. Uma nação de ouvintes. 2016.Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/uma-nacao-de-ouvintes/>. Acesso em: 15 jun. 2016.

KANTAR IBOPE MEDIA. Consumo da internet pelos jovens brasileiros cresce 50% em dez anos, aponta IBOPE Media. 2014. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/consumo-da-internet-pelos-jovens-brasileiros-cresce-50-em-dez-anos-aponta-ibope-media/>. Acesso em: 15 jun. 2016.

MATA, Maria Cristina. Audiência nas emissoras populares de Córdoba, na Argentina. Buenos Aires: Revista Diálogos, 2012.Disponível em: <http://dialogosfelafacs.net/wp-content/uploads/2012/01/19-revista-dialogos-radios-y-publicos-populares.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

SODRÉ, Muniz. O social irradiado: violência urbana, neogrotesco e mídia. São Paulo: Cortez Editora, 1992.

WINOCUR, Rosalía. Ciudadanos mediáticos: La construcción de lo público en la radio. Barcelona: Gedisa, 2002.

Publicado
2017-01-05
Seção
Artigos