EFEITOS DE SENTIDO DA IDENTIDADE ALEMÃ NO PROGRAMA DIE DEUTSCHE STUNDE DA RÁDIO COMUNITÁRIA DE NOVO MACHADO

  • Rejane Beatriz Fiepke Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Reges Toni Schwaab Universidade Federal de Santa Maria - Professor do curso de Jornalismo - Bacharelado no Campus de Frederico Westphalen e do POSCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação, em Santa Maria.
Palavras-chave: Comunicação, Rádio, Análise de Discurso, Identidade Alemã

Resumo

O presente artigo consiste no estudo dos efeitos de sentido produzidos pelo programa radiofônico, Die Deutsche Stunde, em língua alemã, da Rádio Comunitária de Novo Machado - RS. A perspectiva teórico-metodológica está fundamentada na Análise de Discurso Francesa (ORLANDI, 2007) e na conceituação de identidade alemã e língua local (GAELZER, 2014). A partir de um corpus selecionado de quatro edições do programa, desenvolvemos um mapeamento para compreender como o programa faz uso da língua, identificar se há marcadores linguísticos que remetem a uma distinção identitária, bem como elementos que explicitam traços culturais. Observamos sentidos ligados ao cotidiano da população local, traços da adaptação que a língua sofreu, bem como, um anseio em preservar costumes, e assim compor uma identidade alemã a partir do que é ressignificado da herança dos imigrantes.

Biografia do Autor

Rejane Beatriz Fiepke, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda em Letras/Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES.
Reges Toni Schwaab, Universidade Federal de Santa Maria - Professor do curso de Jornalismo - Bacharelado no Campus de Frederico Westphalen e do POSCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação, em Santa Maria.
Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. 

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Publicado
2017-09-02
Seção
Artigos