Rádio local e comunidades afetivas em tempos de pandemia: estudo de caso de emissoras em Viçosa, Minas Gerais

Palavras-chave: rádio, pandemia do coronavírus, prestação de serviços, cotidiano, comunidade afetiva

Resumo

Este artigo busca investigar como emissoras de rádio, em contextos de cidade do interior do Brasil, inserem-se junto a seus públicos em tempos de pandemia da Covid-19. Para isso, tomamos como realidade investigativa o cenário de Viçosa, uma cidade do interior de Minas Gerais, a partir de duas emissoras locais – a Rádio Montanhesa e a Viçosa 95,1 FM. Como metodologia, o artigo utilizou a análise de conteúdo de entrevistas realizadas com quatro profissionais das duas emissoras de rádio supracitadas, sendo dois apresentadores e dois gestores. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio do uso do software Iramuteq para organização do conteúdo e extração de categorias analíticas das falas dos entrevistados. Como principal resultado, o artigo evidencia a mobilização de comunidades afetivas como elemento central da prestação de serviços, no âmbito das rádios locais, tendo o cotidiano regional como um componente constituinte de tais comunidades em torno da programação das emissoras.

Biografia do Autor

Kátia de Lourdes Fraga, Universidade Federal de Viçosa

Professora e coordenadora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Extensão Rural pela UFV; mestre em Comunicação, imagem e informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/1989); Integrante do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora e coordenadora do Intercom Júnior de audiovisual da Intercom (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Ciências da Comunicação); integrante do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (UFV); coordenadora do projeto de iniciação científica “Produções radiofônicas como instrumento de mobilização social: Um estudo de caso em emissoras de Viçosa/MG” (UFV).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BARBOSA, Marialva. Prefácio do livro Panorama do Rádio no Brasil. Nair Prata (org.). Florianópolis: Insular, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1989.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ. 2016. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/ Tutorial IRaMuTeQ em portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.

Cardoso, Gustavo. A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrine, notícias. Rio de Janeiro: FGV, 2007. Culturas Híbridas: estratégias

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FERRARETTO, Luiz Artur; MORGADO, Fernando. “Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise”. E-book produzido pelo Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande, 2020.

FRAGA, Kátia de Lourdes. Ser jovem aos 70: o desafio de uma rádio tradicional mineira na migração do rádio AM para o FM. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais […]. São Paulo: SBPjor, 2018.

_______. O rural em rede: rádio, midiatização e ruralidade no cotidiano da zona da mata mineira. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.

________. Laços de família: a construção de uma comunidade de afeto no Programa Jairo. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: UFF, 2005.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1990, 2010). Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 10 jun. 2017.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações rádiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de janeiro: Mauad X, p. 215-220, 2016.

LOPEZ, Debora Cristina; PRATA, Nair; DEL BIANCO, Nelia; ZUCULOTO, Valci; FARIAS, Karina. Reposicionamento do radiojornalismo frente aos novos desafios da migração do AM para o FM: análise de caso de quatro emissoras tradicionais. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais […]. São Paulo: SBPjor, 2018.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
Publicado
2021-06-17
Como Citar
Fraga, K. de L. (2021). Rádio local e comunidades afetivas em tempos de pandemia: estudo de caso de emissoras em Viçosa, Minas Gerais. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4419