Rádio local e comunidades afetivas em tempos de pandemia: estudo de caso de emissoras em Viçosa, Minas Gerais

Palavras-chave: rádio, pandemia do coronavírus, prestação de serviços, cotidiano, comunidade afetiva

Resumo

Este artigo busca investigar como emissoras de rádio, em contextos de cidade do interior do Brasil, inserem-se junto a seus públicos em tempos de pandemia da Covid-19. Para isso, tomamos como realidade investigativa o cenário de Viçosa, uma cidade do interior de Minas Gerais, a partir de duas emissoras locais – a Rádio Montanhesa e a Viçosa 95,1 FM. Como metodologia, o artigo utilizou a análise de conteúdo de entrevistas realizadas com quatro profissionais das duas emissoras de rádio supracitadas, sendo dois apresentadores e dois gestores. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio do uso do software Iramuteq para organização do conteúdo e extração de categorias analíticas das falas dos entrevistados. Como principal resultado, o artigo evidencia a mobilização de comunidades afetivas como elemento central da prestação de serviços, no âmbito das rádios locais, tendo o cotidiano regional como um componente constituinte de tais comunidades em torno da programação das emissoras.

Biografia do Autor

Kátia de Lourdes Fraga, Universidade Federal de Viçosa

Professora e coordenadora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Extensão Rural pela UFV; mestre em Comunicação, imagem e informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/1989); Integrante do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora e coordenadora do Intercom Júnior de audiovisual da Intercom (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Ciências da Comunicação); integrante do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (UFV); coordenadora do projeto de iniciação científica “Produções radiofônicas como instrumento de mobilização social: Um estudo de caso em emissoras de Viçosa/MG” (UFV).

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Publicado
2021-06-17