Radio local y comunidades afectivas en tiempos de pandemia: estudio de caso de emisoras en Viçosa, Minas Gerais.

Palabras clave: radio, pandemia del coronavirus, prestación de servicios, cotidiano, comunidad afectiva

Resumen

Este artículo busca investigar como emisoras de radio, en el contexto de ciudad del interior de Brasil, se insertan junto a sus públicos en tiempos de la pandemia del Covid-19. Para eso, tomamos como realidad investigativa el escenario de Viçosa, una ciudad del interior de Minas Gerais, a partir de dos emisoras locales – La Radio Montanhesa y la Viçosa 95,1 FM. Como metodología, el artículo utilizó el análisis de contenido de entrevistas realizadas con cuatro profesionales de las dos emisoras de radio anteriormente mencionadas: dos presentadores y dos gestores. Las entrevistas fueron transcritas y analizadas por medio del software Iramuteq, para la organización del contenido y extracción de categorías analíticas del habla de cada uno de los entrevistados. Como principal resultado, el artículo evidencia la movilización de comunidades afectivas como elemento central de la prestación de servicios, en el ámbito de las radios locales, llevando el cotidiano regional como un componente constitutivo de tales comunidades alrededor de la programación de las emisoras.

Biografía del autor/a

Kátia de Lourdes Fraga, Universidade Federal de Viçosa

Professora e coordenadora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Extensão Rural pela UFV; mestre em Comunicação, imagem e informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/1989); Integrante do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora e coordenadora do Intercom Júnior de audiovisual da Intercom (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Ciências da Comunicação); integrante do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (UFV); coordenadora do projeto de iniciação científica “Produções radiofônicas como instrumento de mobilização social: Um estudo de caso em emissoras de Viçosa/MG” (UFV).

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BARBOSA, Marialva. Prefácio do livro Panorama do Rádio no Brasil. Nair Prata (org.). Florianópolis: Insular, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1989.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ. 2016. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/ Tutorial IRaMuTeQ em portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.

Cardoso, Gustavo. A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrine, notícias. Rio de Janeiro: FGV, 2007. Culturas Híbridas: estratégias

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FERRARETTO, Luiz Artur; MORGADO, Fernando. “Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise”. E-book produzido pelo Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande, 2020.

FRAGA, Kátia de Lourdes. Ser jovem aos 70: o desafio de uma rádio tradicional mineira na migração do rádio AM para o FM. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais […]. São Paulo: SBPjor, 2018.

_______. O rural em rede: rádio, midiatização e ruralidade no cotidiano da zona da mata mineira. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.

________. Laços de família: a construção de uma comunidade de afeto no Programa Jairo. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: UFF, 2005.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1990, 2010). Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 10 jun. 2017.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações rádiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de janeiro: Mauad X, p. 215-220, 2016.

LOPEZ, Debora Cristina; PRATA, Nair; DEL BIANCO, Nelia; ZUCULOTO, Valci; FARIAS, Karina. Reposicionamento do radiojornalismo frente aos novos desafios da migração do AM para o FM: análise de caso de quatro emissoras tradicionais. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais […]. São Paulo: SBPjor, 2018.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
Publicado
2021-06-17
Cómo citar
Fraga, K. de L. (2021). Radio local y comunidades afectivas en tiempos de pandemia: estudio de caso de emisoras en Viçosa, Minas Gerais. Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 12(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4419