Rádio e educação no Brasil
Aproximações históricas e epistemológicas
Resumo
A radiodifusão, precocemente dada como plataforma anacrônica, parece ocupar um espaço atualmente muito particular, bem como mantém um crédito ainda respeitado. Tendo em vista este panorama, o artigo parte da tese de que o rádio compõe ambientes de interação em que emissão e recepção constituem-se lugares de criação e produção de sentidos, espaço midiático de produção de saberes, de mobilização social e de lócus onde se produzem inteligibilidades de mundo. O pano de fundo do texto, a saber, são as inter-relações, a proximidade e as interfaces entre o rádio e a educação tendo por base uma perspectiva histórica que aponta para um diálogo entre estes campos do saber. Tomando como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica, o texto aborda as articulações entre o rádio e a educação a partir de suas aproximações históricas, teórica e epistemológicas tendo como cenário o rádio no Brasil. É possível inferir que a vinculação do rádio com a educação é extensa e histórica ancorada no universo da palavra, situada numa cultura mediada tecnologicamente.
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação & Educação: do mundo editado à construção do mundo. Comunicação & Informação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 176- 187, 1999. Disponível em:
BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico. Madri: Cátedra, 2012.
BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Constituição (1962). Lei nº 4117, de 27 de agosto de 1962. Código Brasileiro de Telecomunicações. Brasília, 05 out. 1962. Disponível em:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 jun. 2018.
FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB (1961/1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.
GILIOLI, Renato de Souza Porto. Educação e cultura no rádio brasileiro: Concepções de Radioescola em Roquette-Pinto. 2008. 409 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em:
GIOVANI, Fabiana; SOUZA, Nathan Bastos de. Bakhtin e a educação: a ética, a estética e a cognição. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.
JORGE, Sônia. Mediações Sonoras: o papel sociocultural e político do rádio em Ribeirão Preto (1937-1962). 2012. 268 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, 2012. Disponível em:
LIMA, Grácia Lopes; SOARES, Donizete. Rádio e Educação: da produção radiofônica para o público à produção radiofônica com o público. In.: DÂNGELO, Newton e SOUZA, Sandra Sueli (Orgs). 90 Anos de Rádio no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2016.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Los medios, constructores de ciudadania. In: OCLACC - ORGANIZACIÓN CATÓLICA LATINOAMERICANA Y CARIBEÑA DE COMUNICACIÓN (Quito - Ecuador) (Org.). Comunicación, Ciudadania y Valores: Re-inventando conceptos y estrategias. Quito. 2008. p. 33-37. Disponível em:
NEWCOMB, Horace. Sobre aspectos dialógicos da comunicação de massa. In.: RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor (Org). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
OLIVEIRA, Madalena; PRATA, Nair (Org.). Rádio em Portugal e no Brasil: trajetórias e cenários. Braga: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e sociedade da Universidade do Minho, 2015.
PEREIRA FILHO, Sebastião Faustino. Por uma pedagogia do oprimido midiático: Meios de Comunicação e suas Intervenções na Escola. 2010. 158 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. Disponível em:
RIBEIRO, Adriana Gomes. Rádio Educação – maneiras de conjugar. In.: E o rádio? : novos horizontes midiáticos. FERRARETTO, Luiz Arthur e KLÖCKNER, Luciano (Orgs.). Porto Alegre : Edipucrs, 2010.
RODERO, Emma. Educar a través de la radio. Signo y pensamiento, Bogotá, v. 27, n. 52, p.97-109, jun. 2008. Disponível em:
VIGIL, José Ignácio Lopes. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.