Rádio e educação no Brasil

Aproximações históricas e epistemológicas

  • Ricardo Cocco Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen
  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo - Professora Aposentada
Palavras-chave: Radiodifusão, Educação, Comunicação

Resumo

A radiodifusão, precocemente dada como plataforma anacrônica, parece ocupar um espaço atualmente muito particular, bem como mantém um crédito ainda respeitado. Tendo em vista este panorama, o artigo parte da tese de que o rádio compõe ambientes de interação em que emissão e recepção constituem-se lugares de criação e produção de sentidos, espaço midiático de produção de saberes, de mobilização social e de lócus onde se produzem inteligibilidades de mundo. O pano de fundo do texto, a saber, são as inter-relações, a proximidade e as interfaces entre o rádio e a educação tendo por base uma perspectiva histórica que aponta para um diálogo entre estes campos do saber. Tomando como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica, o texto aborda as articulações entre o rádio e a educação a partir de suas aproximações históricas, teórica e epistemológicas tendo como cenário o rádio no Brasil. É possível inferir que a vinculação do rádio com a educação é extensa e histórica ancorada no universo da palavra, situada numa cultura mediada tecnologicamente.

Biografia do Autor

Ricardo Cocco, Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo - RS com Doutorado Sanduíche na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal (2019). Mestre em Filosofia pela UNISINOS (2007). Licenciado em Filosofia pela FAFIMC-RS (1999). Tecnico em Assuntos Educacionais na Universidade de Santa Maria Campus Frederico Westphalen. Locutor/Apresentador na Rádio Comunitária de Frederico Westphalen.

https://orcid.org/0000-0003-2047-4177

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo - Professora Aposentada

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999). Graduada em História pela Universidade de Passo Fundo (1986). Professora Aposentada do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
Cocco, R., & Eloisa Caimi, F. (2022). Rádio e educação no Brasil: Aproximações históricas e epistemológicas. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(3), 62-86. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5749
Seção
Artigos