Entrevistas a emissoras de rádio e podcasts como eixo das estratégias dos presidenciáveis brasileiros em 2022

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-4838-2162
  • Leonardo Lopes do Couto Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: radiojornalismo, rádio, podcasting, política, eleições

Resumo

O artigo investiga as estratégias dos três pré-candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas de opinião ao fim de junho de 2022 – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente – em relação ao rádio e ao podcasting. A partir de análise das entrevistas de Lula aos podcasts Podpah e Mano a Mano, de Bolsonaro às Rádios Jovem Pan e Tupi e de Ciro à Rádio Bandeirantes e ao podcast Flow, busca-se entender como a mídia sonora no contexto do rádio expandido favorece a circulação dos discursos dos presidenciáveis, na maioria das vezes sem contraditório por parte dos entrevistadores. A análise enfoca as perguntas feitas aos pré-candidatos, classificando-as por valências (positivas, neutras e negativas) e categorias (pessoais, políticas). Como procedimento metodológico adicional, foi realizada entrevista semiestruturada com o assessor de imprensa de Lula – os assessores de Bolsonaro e Ciro não responderam até o fechamento do texto.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de Jornalismo e Radialismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde dirige o Núcleo de Rádio e TV, é doutor em Comunicação e Cultura pela mesma instituição e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Leonardo Lopes do Couto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa do CNPq, bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição.

https://orcid.org/0000-0001-7309-3939

 

Referências

BARBEIRO, Heródoto, LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo – Produção, ética e internet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Trad.: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4315.

BORBA, Felipe. Medindo a propaganda negativa na TV, rádio, debates, imprensa e Facebook: o caso das eleições presidenciais de 2014. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom), v. 42, n. 1, jan.-abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-5844201912.

CHAGAS, Luãn José Vaz, MORAIS, Carlos Willians Jaques. Agenda política e midiática: última semana de cobertura eleitoral e a opinião pública no radiojornalismo do interior. Vozes & Diálogo, Itajaí, v. 14, n. 01, jan./jun. 2015.

CRUZ, Márcio Camilo; CHAGAS, Luãn. Nem tudo tem dois lados: a cobertura sobre a vacina no programa Os Pingos nos Is da Jovem Pan. In: Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021, Fortaleza. Mesa coordenada 2 da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor), 2021.

EDMOND, Maura. All platforms considered: Contemporary radio and transmedia engagement. new media & society, vol. 17(9), 2015.

FERNÁNDEZ, José Luis. La captura de la audiencia radiofónica. Buenos Aires: Liber Editores, 2012.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

KISCHINHEVSKY, Marcelo, VIEIRA, Itala Maduell, SANTOS, João Guilherme Bastos dos, CHAGAS, Viktor, FREITAS, Miguel de Andrade, ALDÉ, Alessandra. WhatsApp audios and the remediation of radio: Disinformation in Brazilian 2018 presidential election. Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, v. 18, n. 2, pp. 139–158, 2020. DOI: https://doi.org/10.1386/rjao_00021_1.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016a.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Métodos de pesquisa qualitativa aplicada à comunicação radiofônica. In: MOURA, Cláudia Peixoto de, LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016b.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 7ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabcomBooks, 2010. Disponível em: http://labcom.ubi.pt/livro/24.

McLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

MORAES, Acácio. 94% têm conta em alguma rede social; WhatsApp lidera com 92%. Folha de S.Paulo, 8 jul. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2022/07/94-tem-conta-em-alguma-rede-social-whatsapp-ldera-com-92.shtml. Acesso: 18 jul. 2022.

MYERS, Greg. Análise da conversação e da fala. in: BAUER, Martin W., GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.

NUNES, Márcia Vidal. As rádios comunitárias nas campanhas eleitorais: exercício da cidadania ou instrumentalização. Revista de Sociologia Política, n. 22, Jun. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-44782004000100006.

PIATTI, Guillermina. La entrevista radiofónica como esgrima verbal: estructura y función de los episódios Polémicos. Revista Onomazéin, Chile, n. 19, p. 89-110, 2009.

POZOBON, Rejane de Oliveira; RUTILLI, Marizandra. O discurso em situação de entrevista política: posicionamento e estratégias dos atores políticos. Comunicação & Inovação, v. 20, p. 54-70, 2019.

POZOBON, Rejane de Oliveira; RUTILLI, Marizandra. O rádio como ator político e a campanha eleitoral como um conflito noticiável: um estudo da atuação da Rádio Gaúcha nas eleições municipais de 2016 em Porto Alegre. Contemporanea (UFBA), v. 16, p. 6-25, 2018.

PRADO, Emilio. Estrutura da informação radiofônica. 2ª ed. São Paulo: Summus, 1989.

RABAÇA, Carlos Alberto, BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Editora Ática, 1987.

SPECHOTO, Caio. Lula foca entrevistas em rádios e mídia estrangeira. Poder360, 3 jul. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/eleicoes/lula-foca-entrevistas-em-radios-e-midia-estrangeira/. Acesso: 8 jul. 2022.

SULLIVAN, John L. The Platforms of Podcasting: Past and Present. Social Media + Society, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305119880002.

VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Revista Contracampo, v. 39, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/43248.

WATSON, Rod, GASTALDO, Édison. Etnometodologia & análise da conversa. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Vozes, 2015.
Publicado
2022-12-27
Como Citar
Kischinhevsky, M., & Couto, L. L. do. (2022). Entrevistas a emissoras de rádio e podcasts como eixo das estratégias dos presidenciáveis brasileiros em 2022. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(2), 7-32. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6480
Seção
Dossiê "Radiojornalismo e Cobertura Eleitoral"