Radioarte e os 90 anos do manifesto futurista La Radia: conexões e aberturas

  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Marcelo Kischinhevsky UFRJ
Palavras-chave: radioarte, La Radia

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professora de Jornalismo e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMs) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Marcelo Kischinhevsky, UFRJ

Professor do PPGCOM e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, onde atua ainda como diretor do Núcleo de Rádio e TV. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Referências

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo. (org.). Teorias do rádio: textos e contextos – Vol. I. Florianópolis: Insular, 2005.
KAPLÚN, Mario. Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. Quito: Ediciones CIESPAL, 1999.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio em episódios, via internet: aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, v. 5, n. 10, p. 74-81, outubro 2018.
LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2009.
MARTINEZ-COSTA, Maria del Pillar; DÍEZ UNZUETA, José Ramon. Lenguaje, géneros y programas de radio: introducción a la narrativa radiofónica . Pamplona: Eunsa, 2005.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Editora UnB, 2013.
QUADROS, Mirian Redin. As personagens jornalísticas nas narrativas radiofônicas: o lugar do ouvinte. In: Anais... 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: USP, 2017.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (tomo 1) . Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.
VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral . Tese (Doutorado em Comunicação). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2022.
VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcast: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. Florianópolis: Editora Insular, 2023
Publicado
2024-01-04
Como Citar
Lopez, D. C., & Kischinhevsky, M. (2024). Radioarte e os 90 anos do manifesto futurista La Radia: conexões e aberturas . Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 14(2), 2-6. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7115

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>