Educação Midiática em tempos de hiperconectividade
A Pesquisa Intervenção como dispositivo para a formação crítica
Resumo
O artigo discute como a pesquisa intervenção é aliada na elaboração de ações que pretendem produzir mediações críticas. Na sociedade hiperconectada, marcada pelo excesso de informação e pela velocidade com que os conteúdos circulam, buscamos promover ações de pesquisa em que a Educação Midiática aparece como estratégia de enfrentamento ao cenário de desinformação. A desinformação tornou-se, nos últimos anos, um fenômeno estrutural que deve estar relacionado ao contexto histórico, mas também articulado a novos estágios de ascensão das tecnologias de informação. A Educação Midiática se apresenta assim como movimento que promove ler criticamente, acessar e interpretar sem, contudo, deixar de entender o ecossistema midiático e sua complexidade. Apresentamos aqui a relação entre Educação Midiática e a metodologia da pesquisa intervenção nas atividades desenvolvidas pelo EntreMídias- Laboratório de Educação Midiática, da UFRRJ.
Referências
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Estratégia Brasileira de Educação Midiática. Brasília, DF: Coordenação-Geral de Educação Midiática, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/arquivos/2023_secom-spdigi_estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica.pdf. Acesso em 03 jun 2025.
BRITTO, Marco e LIMA, Samuel Pantoja. Educação midiática na prática: o desafio da avaliação de impacto. In: Mídia, juventude e democracia: o desafio da Educação, v. 29 n. 2 (2024). Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/234305. Acesso em 03 jun 2025.
BYUNG-CHUL, Han. Sociedade da Transparência. Tradução: Enio Giachini. Petrópolis, Ed. Vozes, 2017.
BUCKINGHAM, David. Educação para a mídia: alfabetização, aprendizado e cultura contemporânea. São Paulo: Loyola, 2006.
___________________. Manifesto pela Educação Midiática. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LAZARSFELD, Paul; MERTON, Robert K. A comunicação de massa, gosto popular e ação social organizada. In: MORAES, Dênis de (Org.). Mídia, teoria e política. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2009. p. 29-51.
AUTOR. Construindo uma presença atenta: a prática dos diários de campo na pesquisa em Educação Midiática. In: Revista Brasileira de Estudos da Mídia - Iniciação Científica (2024), 2 (2), 108–123. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37097. Acesso em 01 de jun 2025.
PASSOS, Eduardo; BENEVIDES, Regina. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. In: Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PASSOS, Eduardo; BENEVIDES, Regina. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. In: Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. In: Revista Comunicação e Educação. v. 19 n. 2 (2014). Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em 04 jun 2025.