Educação Midiática em tempos de hiperconectividade

A Pesquisa Intervenção como dispositivo para a formação crítica

  • Sousa, S. S. G. UFRRJ
  • Moreira, R. M. UFRRJ
  • Figueiredo, C. M. UFRRJ
Palavras-chave: Educação Midiática, Ecossistema Midiático, Pesquisa Intervenção.

Resumo

O artigo discute como a pesquisa intervenção é aliada na elaboração de ações que pretendem produzir mediações críticas. Na sociedade hiperconectada, marcada pelo excesso de informação e pela velocidade com que os conteúdos circulam, buscamos promover ações de pesquisa em que a Educação Midiática aparece como estratégia de enfrentamento ao cenário de desinformação. A desinformação tornou-se, nos últimos anos, um fenômeno estrutural que deve estar relacionado ao contexto histórico, mas também articulado a novos estágios de ascensão das tecnologias de informação. A Educação Midiática se apresenta assim como movimento que promove ler criticamente, acessar e interpretar sem, contudo, deixar de entender o ecossistema midiático e sua complexidade. Apresentamos aqui a relação entre Educação Midiática e a metodologia da pesquisa intervenção nas atividades desenvolvidas pelo EntreMídias- Laboratório de Educação Midiática, da UFRRJ.

Biografia do Autor

Sousa, S. S. G., UFRRJ

Jornalista pela Universidade Federal do Pará (1993). Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela Umesp (1997) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010). Experiência acadêmica na área de Comunicação, com ênfase na área de rádio. Atua ainda na com análise de produtos midiáticos a partir da Semiótica e da Jornada do Herói. Experiência profissional em jornalismo impresso, assessoria de imprensa e rádio. Foi professora Adjunta com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Uberlândia de 2010 a 2015 onde ministrou aulas na graduação e na pós-graduação - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação. Atualmente é professora Adjunta com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e integrante do Laboratório EntreMídias, de Educação Midiática.

Moreira, R. M., UFRRJ

Professora universitária e pesquisadora na área de Comunicação e Jornalismo. Pós Doutora em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023), Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e graduada em Comunicação Social- habilitação Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1997). Atualmente é professora Associada IV do curso de Jornalismo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Lidera, na mesma instituição, o Núcleo de Estudos em Cultura Midiática (NECOM) onde desenvolve pesquisa com ênfase nas temáticas teorias da comunicação (linguagem), jornalismo, cultura, narrativas e educação midiática. É coordenadora do grupo EntreMídias- Laboratório de Educação Midiática, que elabora, produz e ministra oficinas de leituras críticas de mídia na UFRRJ.

Figueiredo, C. M., UFRRJ

Professora adjunta no departamento de letras e comunicação na Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, UFRRJ, com atuação voltada para à área da linguagem fotográfica. Bacharel em Comunicação Social pela PUC do Rio de Janeiro (2002), especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Socias pela UCAM (2004), mestre em Ciências Socias pela UERJ (2006) e Doutora em Psicossociologia pelo programa EICOS/ UFRJ. Realiza pesquisas no campo da relação entre Imagens e identidades, e no campo o jornalismo ambiental. Mãe de Francisco, nascido em 2004 durante o mestrado e Leon, nascido em 2015 durante o doutorado. É pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Comunicação (NECOM) e extensionista no Grupo de análise crítica de mídia (ENTREMÍDIAS) e no Laboratório permanente de produção imagética na UFRRJ(Conspirafoto). Desde 2002 trabalha com fotografia documental e artística, fotojornalsimo e com direção e edição para audiovisual.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Estratégia Brasileira de Educação Midiática. Brasília, DF: Coordenação-Geral de Educação Midiática, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/arquivos/2023_secom-spdigi_estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica.pdf. Acesso em 03 jun 2025.
BRITTO, Marco e LIMA, Samuel Pantoja. Educação midiática na prática: o desafio da avaliação de impacto. In: Mídia, juventude e democracia: o desafio da Educação, v. 29 n. 2 (2024). Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/234305. Acesso em 03 jun 2025.
BYUNG-CHUL, Han. Sociedade da Transparência. Tradução: Enio Giachini. Petrópolis, Ed. Vozes, 2017.
BUCKINGHAM, David. Educação para a mídia: alfabetização, aprendizado e cultura contemporânea. São Paulo: Loyola, 2006.
___________________. Manifesto pela Educação Midiática. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LAZARSFELD, Paul; MERTON, Robert K. A comunicação de massa, gosto popular e ação social organizada. In: MORAES, Dênis de (Org.). Mídia, teoria e política. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2009. p. 29-51.
AUTOR. Construindo uma presença atenta: a prática dos diários de campo na pesquisa em Educação Midiática. In: Revista Brasileira de Estudos da Mídia - Iniciação Científica (2024), 2 (2), 108–123. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37097. Acesso em 01 de jun 2025.
PASSOS, Eduardo; BENEVIDES, Regina. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. In: Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PASSOS, Eduardo; BENEVIDES, Regina. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. In: Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. In: Revista Comunicação e Educação. v. 19 n. 2 (2014). Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em 04 jun 2025.
Publicado
2025-11-21
Como Citar
Garcia de Sousa, S. S., de Mattos Moreira, R., & Moreyra de Figueiredo, C. (2025). Educação Midiática em tempos de hiperconectividade: A Pesquisa Intervenção como dispositivo para a formação crítica. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 137-155. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.8048
Seção
Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contempor