Cartography of the production of university podcasts in the context of the pandemic
Keywords:
Podcast, University podcast, Cartography, Pandemic, Covid-19
Abstract
This article presents a mapping of the university podcasts production that address a new coronavirus pandemic. Systematically attacked by the federal government, as public universities exhibit some of their commitments to society, as health courses are more dedicated to scientific research, while the media inform citizens with information about covid-19, quickly filling the voids existing in several regions. A cartography identified 33 podcasts generated remotely by educational institutions. The format wasdemocratized as different productions of audio information and were distributed beyond hertzian sound waves, being registered in aggregators and shared on online social networks.
References
A comunicação social das universidades. In: III Fórum Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais. USP, São Paulo, 16 de junho de 2020. Disponível em: .
ARNHEIM, Rudolf. Estética Radiofónica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1980.
Atlas da notícia. Disponível em: .
BERRY, Richard. Mapping podcasts. Radio & Podcast Academic, Sunderland (UK), 28 de
dezembro de 2019. Disponível em: https://richardberry.eu/mapping-podcasts/. Acesso em maio
de 2020.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020
Com quarentena, público muda consumo de músicas e podcasts. In: Exame, 8 de abril de 2020. Disponível em: . Acesso em:16 jun. 2020.
Covid-19 e Comunicação: um guia prático para enfrentar a crise. Porto Alegre: NER/UFRGS, 2020. Disponível em:.
Dossiê Podcasting e Remediação da Linguagem Radiofônica. V.11, N.1 | 2020.1. Disponível em:.
Entenda o corte de verba das universidades federais e saiba como são os orçamentos das 10 maiores. 18.05.2019. G1. Disponível em:.
GALLEGO PÉREZ, J. I. Podcasting. Nuevos modelos de distribuición para los contenidos sonoros. Barcelona: UOC Editorial, 2010.
Intercom 2019: professores e reitores pedem união e resistência na cerimônia de abertura. Belém, UFPA, 2019. Disponível em:.
In Vitro: Dossiê Covid-19. Disponível em: .
JUNG, Milton. Jornalismo de rádio: São Paulo: Contexto, 2004.
Kantar Ibope Media 2019. Disponível em:.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; MATOS, Cristiana Martins de. Cartografia das rádios universitárias do Brasil (1950-2016). Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba: Universidade Positivo, 2017.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; HANG, Lorena; MATOS, Cristiana Martins de. História do Rádio Universitário no Brasil – Uma Primeira Abordagem. Anais do 11º Encontro Nacional de História da Mídia. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; VALE, Scarlat Suelen Guimarães. Rádio Universitárias no Brasil – Diversidade de estruturas e desafios à gestão. In:
Rádios universitárias: experiências e perspectivas. ALBUQUERQUE, Eliana; MEIRELES, Norma. (Orgs.). João Pessoa: Editora do CCTA, 2019.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; MALERBA, João Paulo; MONTEIRO, Liana; RAMOS, Caio; BUSSINGER, Eliandra; KEBIAN, Giovana; CAÊ, Rodrigo. Rádios universitárias no Brasil. Diferentes modos de endereçamento de programação em fluxo. In: LIS. Letra. Imagen. Sonido. Ciudad mediatizada Año XI, #20, 2019 Buenos Aires, ARG.
KLÖCKNER, Luciano. O Repórter Esso: a síntese radiofônica mundial que fez história. Porto Alegre: AGE/ EDIPUC, 2008.
____________ Radiojornalismo de serviço: o rumo da AM em tempos de internet. XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Manaus, 2000.
LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: UBI/LabCom Books, 2010.
LOPEZ, Debora Cristina; ALVES, João. Apontamentos metodológicos para a análise de podcasts seriados. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal do Pará, 2 a 7 de setembro de 2019.
NEWMAN, Nick et al. Digital News Project. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2020
‘Na pandemia, o papel da universidade se mostra mais relevante que nunca’. In: Revista Veja. 12 de maio de 2020. Disponível em:.
Podcast Estatísticas Soundbite: Brazil In Bloom. Disponível em:
.
ROSÁRIO, Nísia Martins do. Cartografia na comunicação: questões de método e desafios metodológicos. In: MOURA, Claudia Peixoto; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
Spotify chega a 286 milhões de usuários e a 1 milhão de podcasts. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2020.
ZUCULOTO, Valci. A programação das rádios públicas brasileiras. Florianópolis: Ed. Insular, 2012.
ARNHEIM, Rudolf. Estética Radiofónica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1980.
Atlas da notícia. Disponível em:
BERRY, Richard. Mapping podcasts. Radio & Podcast Academic, Sunderland (UK), 28 de
dezembro de 2019. Disponível em: https://richardberry.eu/mapping-podcasts/. Acesso em maio
de 2020.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020
Com quarentena, público muda consumo de músicas e podcasts. In: Exame, 8 de abril de 2020. Disponível em:
Covid-19 e Comunicação: um guia prático para enfrentar a crise. Porto Alegre: NER/UFRGS, 2020. Disponível em:
Dossiê Podcasting e Remediação da Linguagem Radiofônica. V.11, N.1 | 2020.1. Disponível em:
Entenda o corte de verba das universidades federais e saiba como são os orçamentos das 10 maiores. 18.05.2019. G1. Disponível em:
GALLEGO PÉREZ, J. I. Podcasting. Nuevos modelos de distribuición para los contenidos sonoros. Barcelona: UOC Editorial, 2010.
Intercom 2019: professores e reitores pedem união e resistência na cerimônia de abertura. Belém, UFPA, 2019. Disponível em:
In Vitro: Dossiê Covid-19. Disponível em:
JUNG, Milton. Jornalismo de rádio: São Paulo: Contexto, 2004.
Kantar Ibope Media 2019. Disponível em:
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; MATOS, Cristiana Martins de. Cartografia das rádios universitárias do Brasil (1950-2016). Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba: Universidade Positivo, 2017.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; HANG, Lorena; MATOS, Cristiana Martins de. História do Rádio Universitário no Brasil – Uma Primeira Abordagem. Anais do 11º Encontro Nacional de História da Mídia. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; VALE, Scarlat Suelen Guimarães. Rádio Universitárias no Brasil – Diversidade de estruturas e desafios à gestão. In:
Rádios universitárias: experiências e perspectivas. ALBUQUERQUE, Eliana; MEIRELES, Norma. (Orgs.). João Pessoa: Editora do CCTA, 2019.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; MALERBA, João Paulo; MONTEIRO, Liana; RAMOS, Caio; BUSSINGER, Eliandra; KEBIAN, Giovana; CAÊ, Rodrigo. Rádios universitárias no Brasil. Diferentes modos de endereçamento de programação em fluxo. In: LIS. Letra. Imagen. Sonido. Ciudad mediatizada Año XI, #20, 2019 Buenos Aires, ARG.
KLÖCKNER, Luciano. O Repórter Esso: a síntese radiofônica mundial que fez história. Porto Alegre: AGE/ EDIPUC, 2008.
____________ Radiojornalismo de serviço: o rumo da AM em tempos de internet. XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Manaus, 2000.
LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: UBI/LabCom Books, 2010.
LOPEZ, Debora Cristina; ALVES, João. Apontamentos metodológicos para a análise de podcasts seriados. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal do Pará, 2 a 7 de setembro de 2019.
NEWMAN, Nick et al. Digital News Project. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2020
‘Na pandemia, o papel da universidade se mostra mais relevante que nunca’. In: Revista Veja. 12 de maio de 2020. Disponível em:
Podcast Estatísticas Soundbite: Brazil In Bloom. Disponível em:
ROSÁRIO, Nísia Martins do. Cartografia na comunicação: questões de método e desafios metodológicos. In: MOURA, Claudia Peixoto; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
Spotify chega a 286 milhões de usuários e a 1 milhão de podcasts. Disponível em:
ZUCULOTO, Valci. A programação das rádios públicas brasileiras. Florianópolis: Ed. Insular, 2012.
Published
2021-01-31
How to Cite
Chagas, L., Mustafá, I., Luana Viana, & Bruno Balacó. (2021). Cartography of the production of university podcasts in the context of the pandemic. Radiofonias – Journal of Audio Media Studies, 11(3), 30. Retrieved from https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4421
Section
Artigos