A memória nos grandes magazines

um estudo de caso a partir da análise de mensagens de ouvintes da CBN Curitiba

Keywords: memory; radio; interaction; magazines

Abstract

The article intends to investigate the radio as a significant character among the media as a stimulating agent for the recovery of the audience's memories. The main objective of this work is to unveil how this dynamic takes place, with the use of digital resources in the interaction with listeners. For this, the article analyzes WhatsApp messages received during CBN Curitiba's programming that reveal memories related to the large department stores in the capital of Paraná between the 70s, 80s and 90s. making use of collective and individual memories amidst the sociability generated by the broadcaster.

Author Biographies

Maíra Rossin Gioia de Brito, UTFPR

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Atualmente é jornalista - Rádio 90.1 LTDA - CBN Curitiba, atuando principalmente nos seguintes temas: deliberação pública, interação, rádio e debate público.

Juliana Messias Goss, Universidade Federal do Paraná

É jornalista, atualmente apresentadora na BandNews FM Curitiba. É mestra em Comunicação e Formações Socioculturais pela Universidade Federal do Paraná, formada em Jornalismo pela PUCPR e possui MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná.

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela UFPR, especialização em História da Arte no Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). É graduado em Filosofia pelo Cearp (1985), Jornalismo pela UFPR e Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná (1993). 

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Published
2022-01-14
How to Cite
Rossin Gioia de Brito, M., Goss, J. M., & Fernandes, J. C. (2022). A memória nos grandes magazines: um estudo de caso a partir da análise de mensagens de ouvintes da CBN Curitiba. Radiofonias – Journal of Audio Media Studies, 12(3), 184-205. Retrieved from https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5017