A memória nos grandes magazines

um estudo de caso a partir da análise de mensagens de ouvintes da CBN Curitiba

Palavras-chave: memória; rádio; interação; magazines

Resumo

O artigo pretende investigar o rádio como personagem significativo entre os veículos de comunicação na figura de agente estimulador do resgate das lembranças da audiência. O principal objetivo deste trabalho é desvendar como se dá esta dinâmica, com o uso de recursos digitais na interação com os ouvintes. Para isso, o artigo analisa mensagens de WhatsApp recebidas durante a programação da CBN Curitiba e que revelam memórias relacionadas aos grandes magazines existentes na capital paranaense entre as décadas de 70, 80 e 90. Como resultado é possível constatar que as participações priorizam o tema, lançando mão das memórias coletivas e individuais em meio à sociabilidade gerada pela emissora.

 

Biografia do Autor

Maíra Rossin Gioia de Brito, UTFPR

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Atualmente é jornalista - Rádio 90.1 LTDA - CBN Curitiba, atuando principalmente nos seguintes temas: deliberação pública, interação, rádio e debate público.

Juliana Messias Goss, Universidade Federal do Paraná

É jornalista, atualmente apresentadora na BandNews FM Curitiba. É mestra em Comunicação e Formações Socioculturais pela Universidade Federal do Paraná, formada em Jornalismo pela PUCPR e possui MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná.

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela UFPR, especialização em História da Arte no Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). É graduado em Filosofia pelo Cearp (1985), Jornalismo pela UFPR e Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná (1993). 

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Publicado
2022-01-14
Como Citar
Rossin Gioia de Brito, M., Goss, J. M., & Fernandes, J. C. (2022). A memória nos grandes magazines: um estudo de caso a partir da análise de mensagens de ouvintes da CBN Curitiba. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 12(3), 184-205. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5017
Seção
Artigos