A memória nos grandes magazines

um estudo de caso a partir da análise de mensagens de ouvintes da CBN Curitiba

Palabras clave: memoria; radio; Interacción; revistas

Resumen

El artículo pretende indagar en la radio como personaje significativo de los medios de comunicación como agente estimulante de la recuperación de la memoria de la audiencia. El objetivo principal de este trabajo es dar a conocer cómo se desarrolla esta dinámica, con el uso de recursos digitales en la interacción con los oyentes. Para ello, el artículo analiza los mensajes de WhatsApp recibidos durante la programación de CBN Curitiba que revelan recuerdos relacionados con los grandes almacenes de la capital paranaense entre los años 70, 80 y 90. haciendo uso de recuerdos colectivos e individuales en medio de la sociabilidad que genera la emisora.

Biografía del autor/a

Maíra Rossin Gioia de Brito, UTFPR

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Atualmente é jornalista - Rádio 90.1 LTDA - CBN Curitiba, atuando principalmente nos seguintes temas: deliberação pública, interação, rádio e debate público.

Juliana Messias Goss, Universidade Federal do Paraná

É jornalista, atualmente apresentadora na BandNews FM Curitiba. É mestra em Comunicação e Formações Socioculturais pela Universidade Federal do Paraná, formada em Jornalismo pela PUCPR e possui MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná.

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela UFPR, especialização em História da Arte no Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). É graduado em Filosofia pelo Cearp (1985), Jornalismo pela UFPR e Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná (1993). 

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Publicado
2022-01-14
Cómo citar
Rossin Gioia de Brito, M., Goss, J. M., & Fernandes, J. C. (2022). A memória nos grandes magazines: um estudo de caso a partir da análise de mensagens de ouvintes da CBN Curitiba. Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 12(3), 184-205. Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5017