Conceitos de rádio: múltiplos olhares ressignificando e atualizando definições

Keywords: Radio, Radio as social institution, Radio as cultural creation, Hypermedia radio, Expanded radio

Abstract

Historical recovery of the contributions of Brazilian researchers regarding the resignification of the word radio and the updating of its concept in function of convergence culture (JENKINS, 2008) and the processes of mediamorphosis (FIDLER, 1998) and remediation (BOLTER; GRUSIN, 1999). It notes the validity of thinking of the radio as cultural creation in an analogy with that proposed by Groth (2006) about journalism. It focuses on the formulations of Eduardo Meditsch (2001a, 2001b, 2010), Débora Lopez (2010) and Marcelo Kischinhevsky (2016, 2017), placing such propositions in their period context. As a basis for this, use the periodization for the history of Brazilian radio proposed by AUTOR (maio-ago. 2012), according to the methodological parameters suggested by Agnes Heller (1997). It demonstrates the particularities and the importance of the reflections made about it within the Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora of the Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), from 1991 to 2021.

Author Biography

Luiz Artur Ferraretto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mesma instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2007-2010). Autor dos livros Rádio – O veículo, a história e a técnica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40) e Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20.

References

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário escolar da língua portuguesa. 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.

BRITTOS, Valério Cruz. A televisão no Brasil, hoje: a multiplicidade da oferta. Comunicação & Soci-edade, São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, ano 20, n. 31, p. 9-34, 1999.

BRITTOS, Valério Cruz. O rádio brasileiro na fase da multiplicidade da oferta. Verso & Reverso, São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ano 16, n. 35, p. 31-54, jul.-dez. 2002.

CANAVILHAS, João. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Research, Brasília: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, v. 8, n. 1, p. 7-21, 2012.

CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La radio en la convergencia multimedia. Barcelona: Gedisa, 2001.

FAUS BELAU, Ángel. La ciencia periodística de Otto Groth. Pamplona: Instituto de Periodismo de la Universidad de Navarra, 1966.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio – O veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.

FERRARETTO, Luiz Artur. Possibilidades de convergência tecnológica: pistas para a compreensão do rádio e das formas do seu uso no século 21. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 30, 2007, Santos. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007. CD-ROM.

FERRARETTO, Luiz Artur. Uma proposta de periodização para a história do rádio no Brasil. Eptic – Revista de Economia Política das Tecnologias da Informação e Comunicação, Aracaju: Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe, v. XIV, n. 2, maio-ago. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/viewFile/418/332.

FERRARETTO, Luiz Artur. Roberto Landell de Moura, o pioneiro brasileiro das telecomunicações. In: KLÖCKNER, Luciano; CACHAFEIRO, Manolo Silveiro (Org.). Por que o padre Roberto Landell de Moura foi inovador? Porto Alegre: Editora da PUCRS/Prefeitura de Porto Alegre, 2012. p. 38-54. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0226-8/pages/v2.pdf.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

FERRARETTO, Luiz Artur; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. In: Encontro da Compós, 19, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pósgraduação em Comunicação. CD-ROM, 2010a.

FERRARETTO, Luiz Artur; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. Revista Famecos, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, v. 17, n. 3, p. 172-180, set.-dez. 2010b. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8185/5873.

FIDLER, Roger. Mediamorfosis: compreender los nuevos medios. Buenos Aires: Granica, 1998.

FONTES, Helen Pinto de Britto. Rádio endereçado a jovens – Reestruturação do mercado carioca e contradições na disputa pela audiência do futuro. Rio de Janeiro, 2021. Projeto de tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GAMBARO, Daniel. A instituição social do rádio: (re)agregando as práticas discursivas da indústria no ecossistema midiático. São Paulo, 2019. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.

GRAVE, João; COELHO NETTO, Henrique Maximiliano (Org.). Lello universal – Novo dicionário enciclopédico luso-brasileiro. Porto: Lello, [193-]. 2v.

GROTH, Otto. Tarefas da pesquisa da ciência da cultura. In: MAROCCO, Beatriz; BERGER, Christa (Org.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 182-306.

HELLER, Agnes. Teoría de la historia. 5.ed. México: Fontamara, 1997.

JAMIESON, Alexander. Ainsworth’s Latin dictionary. Londres: Moon, Boys & Graves, 1828.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plata-formas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radio y medios sociales: mediaciones e interacciones radiofónicas digi-tales. 2.ed. Barcelona: UOC, 2017.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; MODESTO, Cláudia Figueiredo. Interações e mediações – Instâncias de apreensão da comunicação radiofônica. Questões Transversais, São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, v. 2, n. 3, p. 12-20, jan.-jun. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/8557/PDF. Acesso em: 7 jun. 2021.

LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabCom, 2010. Dis-ponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf.

MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Flori-anópolis: Insular/Editora da UFSC, 2001a.

MEDITSCH, Eduardo. O ensino de radiojornalismo em tempos de internet. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 24, 2001, Campo Grande. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Estu-dos Interdisciplinares da Comunicação, 2001b. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP6MEDITSCH.pdf.

MEDITSCH, Eduardo. A informação sonora na webemergência: sobre as possibilidades de um radio-jornalismo digital na mídia e pós-mídia. In: MAGNONI, Antônio Francisco; CARVALHO, Juliano Francisco de (Org.). O novo rádio: cenário da radiodifusão na era digital. São Paulo: Senac, 2010. p. 203-238.

NASCENTES, Antenor, Dicionário de sinônimos. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

NEIVA, Eduardo. Dicionário Houaiss de comunicação e multimídia. São Paulo: Publifolha, 2013.

OXFORD ENGLISH DICTIONARY. 2.ed. Oxford: Oxford University Press, 2009. CD-ROM.

PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2009.

RAMOS, Murilo César. A introdução da televisão a cabo no Brasil: rede única, rede pública e partici-pação da sociedade. In: 3ª Reunião Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), Campinas, 22-26 ago. 1994. Texto apresentado no Grupo de Trabalho Comunicação e Política.

SCHUDSON, Michael. Enfoques históricos a los estudios de la comunicación. In: JENSEN, Klaus Bruhn, JANKOWSKI, Nicholas W. (Ed.). Metodologías cualitativas de investigación en comunicación de masas. Barcelona: Bosch, 1993. p. 211-228.

SÉGUIER, Jayme. Dicionário prático ilustrado – Novo dicionário enciclopédico luso-brasileiro. Lis-boa: Empresa do Dicionário Prático Ilustrado, 1910.

Published
2021-11-19
How to Cite
Ferraretto, L. A. (2021). Conceitos de rádio: múltiplos olhares ressignificando e atualizando definições. Radiofonias – Journal of Audio Media Studies, 12(2), 10-29. Retrieved from https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5020
Section
Dossiê "30 anos de estudos radiofônicos – O papel do GP Rádio e Mídia Sonora"