Rádio universitário e interesse público: uma análise a partir da programação musical

Palavras-chave: Rádio Universitário; Interesse Público; Esfera pública; Nova MPB

Resumo

As rádios universitárias brasileiras se autoproclamam emissoras públicas, mas enfrentam críticas por adotarem uma programação musical que exclui grandes parcelas da audiência. São consideradas elitistas e, por conseguinte, incapazes de atender ao interesse público. Essa crítica recorrente, porém, não define o que é interesse público. Este trabalho parte de autores do campo da comunicação pública em busca de uma conceituação de interesse público para, posteriormente, analisar a programação de uma emissora universitária, a Unesp FM, de Bauru, a partir dos relatórios elaborados para o Ecad. A hipótese que norteia a investigação é a de que a programação musical da emissora, com espaço privilegiado para a Nova MPB, pode atender ao interesse público na medida em que contribua para ampliar a esfera pública.  

Biografia do Autor

Helton Ribeiro, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2006). Assessor de comunicação social no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária desde 2006.

Carlos Barros Monteiro, Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins

Doutor em Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea e atualmente é professor permanente da UFAM - Universidade Federal do Amazonas campus Parintins Vice-coordenador do curso de Comunicação Social – Jornalismo e coordenador do laboratório de videodifusão. Trabalhou em diversos canais de televisão pelo Brasil, também prestando serviço em emissoras de rádio, com trabalhos acadêmicos, além de ministrar aulas na graduação e pós-graduação em oito faculdades nos estados de São Paulo e Espírito Santo também coordenando cursos de Comunicação (Rádio, TV e Internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda). Finalista prêmio nacional mestrado Intercom comunicação pública e cidadania (Uerj, 2005), com pesquisas concentradas nos seguintes temas: gestão de produção de conteúdo de rádio e TV, Políticas Públicas de Comunicação, Legislação em Comunicação Comunitária e Cidadã. Autor do livro sobre Rádio e TV pública e legislativa. Autor de diversos capítulos de livros e artigos em revistas especializadas sobre o assunto. Coordenador geral do XVIII Congresso Brasileiro de Comunicação da região Norte – Intercom 2019.

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Publicado
2021-01-31
Como Citar
Ribeiro, H., & Barros Monteiro, C. (2021). Rádio universitário e interesse público: uma análise a partir da programação musical. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 11(3), 20. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4603
Seção
Artigos