A caiumba:

ética e estética bantu no oeste paulista

Palavras-chave: caiumba, bantu, ubuntu, estética, ética

Resumo

Este artigo tem como proposta realizar uma breve apresentação da caiumba, dança-rito afro-brasileira de matriz bantu que ocorre na região do oeste paulista desde a época da escravidão. Nesta apresentação realizamos uma aproximação dos elementos estéticos da caiumba à cosmopercepção bantu e, também, a filosofia bantu que se manifesta através desta dança-rito. Para tanto, nos referenciamos em autores como Bunseki Fu-Kiau e Eduardo Castiano, assim como em recentes trabalhos de pesquisa sobre a perspectiva filosófica como campo de análise na cultura afro-brasileira, sobretudo, na caiumba. Desse modo, a caiumba é um repositório de valores epistêmicos ancestrais que se perpetuam nas narrativas africanas no Brasil. Com isto, projetamos estes conhecimentos como basilares na formação do ser humano em sua inteireza e integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Filogenio de Paula Junior, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
Graduado em Filosofia, Pós-graduado em Filosofia e Ensino de Filosofia, Mestre e Doutor em Educação. Núcleo História e Filosofia da Educação do PPGE-UNIMEP. Trabalha com educação e cultura junto aos grupos de cultura afro-brasileira e já foi presidente do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba. É membro efetivo do grupo de tradição "Caiumba ou Batuque de Umbigada de Piracicaba, Capivari e Tietê". É um dos fundadores do Projeto Casa de Batuqueiro que trabalha com o Batuque de Umbigada, Samba Lenço e Jongo. Na Biblioteca Municipal de Piracicaba é Programador Cultural e Coordenador do Programa Difusão Cultural Afro-brasileira.

Referências

BAHI, Aghi; SANTOS, Acácio Sidnei Almeida. Contribuições de Georges Niangoran Bouah aos estudos das tradições orais da Costa do Marfim. In: Revista Cerrados do programa de pós-graduação em literatura da Universidade de Brasília.v.19. n. 30, 2010. p.29-47.

BUENO, André; DIAS, Paulo. Comunidades do tambor. In: Batuque de Umbigada: Tietê, Piracicaba, Capivari – SP.(Org) DIAS; TRONCARELLI, BUENO (coautores) Comunidade do Batuque de Umbigada de Tietê, Piracicaba e Capivari – SP. São Paulo: Associação Cultural Cachuera!, 2015.

CARNEIRO, Edson. Samba de umbigada. São Paulo: Ministério da Educação e Cultura. Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1961.

CASTIANO, Eduardo. Referenciais da filosofia africana: em busca da intersubjetivação. Maputo: Sociedade Editorial Ndjira, 2010.

CASTIANO, Eduardo. Filosofia Africana: da sagacidade à intersubjetivação. Maputo: Editora Educar, 2015.

CAXIAS, Romário. Dança de respeito. In: Batuque de Umbigada: Tietê, Piracicaba, Capivari – SP.(Org) DIAS; TRONCARELLI, BUENO (coautores) Comunidade do Batuque de Umbigada de Tietê, Piracicaba e Capivari – SP. São Paulo: Associação Cultural Cachuera!, 2015.

FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. African cosmology of the bantu-kongo: principles of life and living. 2ed. Nova York. Athelia Henrietta Press, 2001.

HAMPATÉ BÂ, Amadou. Amkoullel, o menino fula. São Paulo: Pallas Atena / Casa das Áfricas, 2003.

HEYWOOD, Linda M. Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

MALANDRINO, Brígida Carla. “Há sempre confiança de se estar ligado a alguém”: dimensões utópicas das expressões da religiosidade bantu no Brasil. Tese de doutorado em Ciências da Religião. PUC-SP, 2010.

MONTEIRO, Noedi. Campos de Araraquara e quilombo Corumbatahy: extremos da capitania de São Paulo à expansão oeste do Brasil-Colônia (1700-1804). Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Piracicaba-SP, ano 26, n.24, 2018. pp.103-171.

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, ed.28, São Paulo-SP, dez/fev. 1995/1996, p.56-63.

PAULA JUNIOR, Antonio Filogenio. Eduacação e oralidade no oeste africano pela representação de Amadou Hampaté Bâ. Dissertação de mestrado em educação. Piracicaba: UNIMEP, 2014.

_PAULA JUNIOR, Antonio Filogenio. Umbigo: a primeira boca. In: Batuque de Umbigada: Tietê, Piracicaba, Capivari – SP.(Org) DIAS; TRONCARELLI, BUENO (coautores) Comunidade do Batuque de Umbigada de Tietê, Piracicaba e Capivari – SP. São Paulo: Associação Cultural Cachuera!, 2015. p.43-44.

PAULA JUNIOR, Antonio Filogenio. Filosofia afro-brasileira: epistemologia, cultura e educação na caiumba paulista. Tese de doutorado em educação. Piracicaba: UNIMEP, 2019.

RAMOSE, Mogobe. Globalização e ubuntu. In: SOUSA, Boaventura dos Santos; MENEZES, Maria Paula. Epistemologia do Sul. São Paulo: Ed. Cortez, 2010.

Publicado
2020-04-30
Seção
Dossiê Material Musical