O uso da fotografia em pesquisa etnopsicológica:

a revelação do invisível na umbanda

  • Raquel Redondo Rotta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • José Francisco Miguel Henriques Bairrão Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: Etnopsicologia, Fotografia, Umbanda, Psicanálise.

Resumo

O impacto visual na umbanda e em comunidades africanas tem importância na constituição de material simbólico pelo qual sujeitos elaboram experiências pessoais e coletivas. A imagem pode proporcionar o desvelamento de um contexto simbólico mais rico do que comumente se apreende. Utiliza-se como base uma escuta psicanalítica, no que se pode chamar de “escutar imagens”, desde que se considere a foto-grafia, ou seja, a grafia pela luz (imagem), um recurso para trazer ao visível algo inobjetável que anima e transforma experiências de vida. A utilização da fotografia em pesquisas na umbanda foi útil no desvelamento e valorização de recursos de origem africana para lidar com vivências humanas. Para descrever esse método de utilização da fotografia em pesquisa etnopsicológica, discute-se o estatuto da imagem em etnias bantas, os usos comuns da fotografia em ciências humanas e trechos de uma pesquisa realizada em comunidades umbandistas.

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Biografia do Autor

Raquel Redondo Rotta, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
José Francisco Miguel Henriques Bairrão, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Professor livre-docente do Departmento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Doutor em filosofia pela UNICAMP. Fundador e coordenador do Laboratório de Etnopsicologia da FFCLRP - USP.

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Publicado
2020-04-30
Seção
Dossiê Material Musical