Keita!

O legado do Griot em benefício do cinema & vice et versa

  • Carla Damião Universidade Federal de Goiás
  • Lincoln Nascimento Cunha Jr Instituto Federal da Bahia
Palavras-chave: Cinema africanao, Griot, Afrocentricidade, Pós-colonialismo

Resumo

Os sentimentos pan-africanista e anti pós-colonialista sempre estiveram presentes no cinema africano ao sul do Saara. O meio do cinema foi um instrumento contra os processos de dominação, tanto dos antigos colonizadores europeus, quanto de seus novos dirigentes ou de sua elite burguesa, que florescia nos anos pós-independências. Seja no didatismo de Sembène ou no cinema lúdico e irônico, como Touki Bouki do cineasta Djibril Diop Mambety, os filmes não se afastaram de um cinema emancipador, expressando aspectos anticolonialista e concepções afrocêntricas. Neste artigo apresentamos uma análise filme Keita! O legado do griot do cineasta burkinabê Dani Kouyaté, com ênfase na compreensão afrocentrada das possibilidades de uma emancipação cultural e formadora.

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Biografia do Autor

Carla Damião, Universidade Federal de Goiás
Professora doutora de Filosofia, Estética e Filosofia da Arte na Faculdade de Filosofia e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Lincoln Nascimento Cunha Jr, Instituto Federal da Bahia
Professor de Filosofia do Instituto Federal da Bahia, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz, pela Programa de Pós-Graduação "Linguagens e representações".

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Publicado
2020-04-30
Seção
Dossiê Material Musical