La Noire de:

A noção de liberdade a partir da Filosofia africana e o cinema africano.

Palavras-chave: Filosofia Africana, Cinema Africano, La noire de.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma relação entre a filosofia africana com o cinema africano, precisamente com o filme La Noire de..., do cineasta Ousmane Sembène. Para isto, partiremos do debate do filme para compreender um pequeno percurso da filosofia africana, em diálogo com Valentin Ives Mudimbe e Paulin Hountondji, problematizando a perspectiva acerca de África e dos africanos pelos discursos colonialistas e neocolonialistas, que persistem na obstinada vontade de aniquilar as liberdades dos negros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Ferreira, UFBA-Rede Africanidades
Doutor pelo do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2019); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014); Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atua como pesquisador nos seguintes temas: filosofias africanas, filosofia afrodiaspórica, filosofia da libertação, educação pera as relações etnicorraciais, filopoética, necropolítica e arquipélago.Membro do grupo de pesquisa: Rede Africanidades Email: lcarlosfsantos@gmail.com

Referências

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005, 339 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

LA NOIRE DE. Direção: SEMBÈNE, OUSANE. Produção: André Zwoboda. Senegal, 1966. (59 min.)

HOUNTONDJI, Paulin. African philosophy: myth and reality. Indiana University Press.Bloomington and Indianapolis, 1983, p.221.

HOUNTONDJI, Paulin. Conhecimento de África, conhecimentos de africanos: duas perspectivas sobre os estudos africanos. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologia do Sul. São Paulo, Cortez, 2011. p.637.

MUDIMBE, V. Y. A Invenção da África.Gnose, Filosofia e a Ordem do Conhecimento.

Portugal: Edições Pedago, 2013a.p.271.

MUDIMBE, V. Y. A Ideia de África. Portugal: Edições Pedago, 2013b.p.284.

NGOENHA, Severino Elias. Das Independências às liberdades. São Paulo: Paulinas, 2014. p.183.

RAMOSE, Mogobe B. Uma Perspectiva Africana sobre la justicia y la Raza. Disponível em: HTTP://them.polylog.org/3/frm-es.htm. Acesso em: 20 jul. 2019.

SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1988. p. 214

Publicado
2020-04-30
Seção
Dossiê Material Musical