La Noire de:
A noção de liberdade a partir da Filosofia africana e o cinema africano.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma relação entre a filosofia africana com o cinema africano, precisamente com o filme La Noire de..., do cineasta Ousmane Sembène. Para isto, partiremos do debate do filme para compreender um pequeno percurso da filosofia africana, em diálogo com Valentin Ives Mudimbe e Paulin Hountondji, problematizando a perspectiva acerca de África e dos africanos pelos discursos colonialistas e neocolonialistas, que persistem na obstinada vontade de aniquilar as liberdades dos negros.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005, 339 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
LA NOIRE DE. Direção: SEMBÈNE, OUSANE. Produção: André Zwoboda. Senegal, 1966. (59 min.)
HOUNTONDJI, Paulin. African philosophy: myth and reality. Indiana University Press.Bloomington and Indianapolis, 1983, p.221.
HOUNTONDJI, Paulin. Conhecimento de África, conhecimentos de africanos: duas perspectivas sobre os estudos africanos. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologia do Sul. São Paulo, Cortez, 2011. p.637.
MUDIMBE, V. Y. A Invenção da África.Gnose, Filosofia e a Ordem do Conhecimento.
Portugal: Edições Pedago, 2013a.p.271.
MUDIMBE, V. Y. A Ideia de África. Portugal: Edições Pedago, 2013b.p.284.
NGOENHA, Severino Elias. Das Independências às liberdades. São Paulo: Paulinas, 2014. p.183.
RAMOSE, Mogobe B. Uma Perspectiva Africana sobre la justicia y la Raza. Disponível em: HTTP://them.polylog.org/3/frm-es.htm. Acesso em: 20 jul. 2019.
SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1988. p. 214
Copyright (c) 2020 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.