Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):
O conceito de técnica em Walter Benjamin
Resumo
O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Trad.
Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas Cidades; ed. 34, 2011.
BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas Vol. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1994.
BRECHT, Bertolt. “Dramaturgia não-aristotélica”. Trad. Luciano Gatti. In: Artefilosofia, Ouro Preto, n.14, julho 2013.
FERNANDES, Rafael. “Do conceito de Gehalt em Walter Benjamin”. In: Revista Limiar, 3(6), 2016, pp. 330-354.
GATTI, Luciano. “A medida, de Brecht: um exercício de postura.” In: Literatura e Sociedade, v. 15, 2011.
KÄSTNER, Erich. “A fome é curável”. Trad. Carlos Drummond de Andrade. In: ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia traduzida: Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008
Copyright (c) 2019 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.