O ideal da citação:
Lessing – Schlegel – Benjamin
Resumo
Os textos de Gotthold Ephraim Lessing, Friedrich Schlegel e Walter Benjamin partilham entre si um ideal de crítica. Na sua tentativa de repensar e reconfigurar a figura do crítico, bem como o ato da crítica enquanto tal, todos eles foram levados a imaginar a transformação desse ideal aludindo a uma série de conceitos e disciplinas fundamentais que procuram incorporar o espírito crítico como um gesto particular: a filosofia, a física, a anatomia, a química, ou a política. Um tal exercício de figuração tem por força de se apresentar como uma prefiguração literal ou física: assim como Lessing se tornou para Schlegel o modelo do crítico, também Schlegel se encontra na raiz das reflexões de Benjamin sobre a tarefa e a técnica do crítico. Uma grande parte deste mecanismo de afinidade e de herança é posta em movimento por um conceito que irá revelar-se central para toda a obra de Benjamin: a citação. Sob muitos aspectos, o destino do ideal da crítica, tal como foi anunciado por Lessing e Schlegel, decide-se no ideal da citação de Benjamin.
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