Das reflexões de um ensaio literário ao espelho da crítica

  • Luis Fernando Altenfelder de Arruda Campos IFSP Campus Piracicaba
  • Bruno Pucci UFSCar
  • Gloria Bonilha Cavaggioni UNIMEP
Palavras-chave: estética, experiência, espelho, Guimarães Rosa, Theodor Adorno

Resumo

Partindo de ponderações não apenas conceituais/reflexivas como também expressivas/literárias, este texto procura tensionar obras de campos distintos. O filosófico - em que o principal alicerce é a racionalidade conceitual - e o artístico em que ganham relevos os aspectos miméticos expressivos. Este entrelaçamento procura desvelar contrapontos entre o conto literário O Espelho, de Guimarães Rosa e as reflexões filosóficas suscitadas na Teoria Estética e na Dialética Negativa de Theodor Adorno. Essas obras, em seus distintos campos e com suas diferentes formalizações, colocam em tensão forças contraditórias. De um lado o esforço persistente do conceito que, mesmo ciente de seu fracasso e da impossibilidade de atingir suas próprias pretensões, procura dizer algo de indizível, explorando os seus limites em direção ao seu oposto, o não conceitual no objeto conceituado. Do outro lado do espelho, como um negativo do movimento do conceito, a narrativa de Rosa explora os aspectos expressivos da palavra de modo a revelar no objeto detalhes opacos ao conhecimento conceitual. No caso especifico, um conto que procura espelhar tanto um ensaio filosófico quanto um experimento empírico, colocando como objeto de análise, a própria imagem no espelho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Altenfelder de Arruda Campos, IFSP Campus Piracicaba

Psicólogo Educacional do IFSP- Campus Piracicaba, Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Campus Araraquara

Bruno Pucci, UFSCar

Professor Titular aposentado da UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação. Pesquisador sênior do CNPq

Gloria Bonilha Cavaggioni, UNIMEP

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Jornalista pela mesma instituição.

Referências

ABRIATA, Vera Lúcia Rodella, As metamorfoses do ator “Eu” em “O Espelho” de João Guimarães Rosa. In: PINO, Dino del (Org.). Semiótica: Olhares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, p. 153-160.

ADORNO, Theodor W. Filosofia da Nova Música. Trad. Magda França. São Paulo: Perspectiva, 1974.

ADORNO, Theodor W. Observações sobre o pensamento filosófico. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003.

ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad.Artur Morão. Lisboa/Portugal: Edições 70 Lda., 2011.

ANDRADE, Álvaro Martins. "O espelho" de Guimarães Rosa. Revista de Letras , Vol. 14 (1972), pp. 49-71.

ANDRADE, Sônia Maria Viegas. A vereda trágica do Grande sertão: veredas. São Paulo: Edições Loyola, 1975.

ASSIS, Machado de. O Espelho: esboço de uma nova teoria da alma humana. Papéis Avulsos. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

BARROS, Maria Helena N. Miguilim e Manuelzão: viagem para o ser (um estudo de duas novelas de Guimarães Rosa). Belo Horizonte: Edição da autora, 1996.

COSTA e SILVA, Alberto. Estas Primeiras estórias. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 9-14.

FANTINI, Marli (Org.). A poética migrante de Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG,2008.

GALVÃO, Walnice N. Guimarães Rosa. Folha explica. São Paulo: Publifolha, 2000.

GALVÃO, Walnice N. Mínima mímica: ensaios sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda, 2001.

JASPERS, Karl. Filosofia da existência: conferências pronunciadas na Academia Alemã de Frankfurt. Trad. Marco A de M Matos. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1973.

LAGES, Susana Kampff. João Guimarães Rosa e a saudade. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MARQUES, Oswaldino. Canto e plumagem das palavras. A seta e o alvo. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1957.

MARTINS, Nilce Sant’Anna. O Léxico de Guimarães Rosa. São Paulo: EDUSP, 2001.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

NASCIMENTO, Edna Maria F. S.; LEONEL, Maria Célia. Frente a “o espelho” de Machado e de Guimarães Rosa. Estudos Literários. Revista da Anpoll50: Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. v. 1, n. 50, p. 275-292, 2019.

NUNES, Benedito. O autor quase de cor: rememorações filosóficas e literárias. Cadernos de Literatura Brasileira. Edição comemorativa dos 10 anos, n. 20 e 21, 2006, p. 236-244.

OVÍDIO, Metamorfoses. Trad. Domingos Lucas Dias. São Paulo: Editora 34, 2017.

PACHECO, Ana Paula. Lugar do mito: Narrativas e Processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa. São Paulo: Nankin, 2006.

PUCCI, Bruno. Dialética Negativa: Filosofia e Metafísica: tensões. Inter-ação,UFG Online, v. 39, p. 257-270, 2014.

PUCCI, Bruno. Para Rosa com Adorno: a luta agônica da palavra e do conceito em busca do “quem” das coisas. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 8, p. 122-133, 2010.

RONÁI, Paulo. Os vastos espaços. In:ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 19-47.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1970.

ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

ROSA, João Guimarães. O espelho. Primeiras estórias, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

ROSA, João Guimarães. Corpo de Baile. Edição Comemorativa 50 anos (1956-2006). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2006.

ROSENBAUM, Yudith. Notas sobre o conto “O espelho”, de Guimarães Rosa. Ide, São Paulo,Vol.31, n.47, pp. 84-87, 2008.

SARTRE, Jean-Paul. A Idade da Razão. Tradutor Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

Publicado
2020-09-26