Arte em Ruínas

  • Lucas Gervilla IA-UNESP
Palavras-chave: lugar abandonado, ruína, beleza convulsiva, nostalgia, arte contemporânea.

Resumo

São discutidas algumas das relações entre arte, lugares abandonados e ruínas. É feita uma breve retrospectiva histórica de artistas que trabalham com essa temática, se iniciando no século XVII, passando pelo século XX e chegando aos dias atuais. O texto recorre ao pensamento do autor Andreas Huyssen para discutir o sentimento de nostalgia despertado por esses lugares e influências que ele pode ter na produção de arte contemporânea. São analisadas obras de artistas contemporâneos de diversos países que abordam o universo ruinoso em suas produções. A escrita procura ainda investigar a beleza dos lugares abandonados e ruinosos, a partir do conceito de “beleza convulsiva”, criado por André Breton, uma beleza que se difere do conceito de “belo” propoposto por Edmund Burke.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGÉ, Marc. Não Lugares – Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo, Papirus: 2017.
BENJAMIN, Walter. Diário de Moscou. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.
BARRETO, Paola. Cine-Fantasma: assombrações dos cinemas de rua. Disponível em: http://curtaocurta.com.br/filme/cine_fantasma_assombracoes_dos_cinemas_de_rua-708.html Acesso em: 18 de mar. 2019.
BRETON, André. Nadja. Nova York: Groove Press, 1960.
FRIAS, Matos Joana. A beleza convulsiva das imagens: surrealismo e perversões ópticas. Em Projecto Interidentidades. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade da Universidade do Porto, 2010. P. 108-121.
GASPAR, Fontes Rafael. Destruição, memória e o encanto pelas ruínas. Anais do XI Ciclo de Investigações PPGAV/UDESC. Florianópolis: UDESC, 2016.
GASPAR, Fontes Rafael. Urban Exploration, Cidade e o encanto do abandono. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração: Artes Visuais) – CEART/UDESC. Florianópolis, 2015. 208p
GEYHALTER, Nikolaus. “Nikolaus Geyhalter confronts Homo Sapiens”. Courtney Sheehan. The Independent Magazine. 28 de fevereiro de 2016. Disponível em: http://independent-magazine.org/2016/02/nikolaus-geyrhalter-confronts-homo-sapiens/ Acesso em: 19 de mar. 2019.
HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro - 1º Semestre de 2015 - n.35, v.13, p.126-152.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente - modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MARX, Carl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 1998.
OTTONI, Ana. A ruína brutalista. Sobre a fotografia e a nostalgia na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração: Projeto, Espaço e Cultura) – FAUUSP. São Paulo, 2017. 248 p.
SEGAUD, Marion. Antropologia do Espaço – Habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições Sesc: 2016.
Publicado
2022-05-29
Seção
Filosofia e arte