A OBRA DE ARTE COMO PRÁXIS.

  • Bruno Pucci
  • Luiz Carlos Andrade de Aquino
  • Artieres Estevão Romeiro
Palavras-chave: Obra de arte como práxis, Teoria Estética, A Benfazeja, Theodor Adorno, Guimarães Rosa

Resumo

Este texto se propõe analisar o aforismo “Atitudes a respeito da práxis: efeito, vivência, comoção”, do livro Teoria Estética, de Theodor Adorno, na tentativa de se aproximar do sentido e da abrangência do conceito “a obra-de-arte como práxis”; e, por meio desse exercício teórico, dialogar com o conto de Guimarães Rosa, “A Benfazeja”, do livro Primeiras Estórias, investigando seu efeito social e o movimento para a maioridade dos personagens e dos leitores. Serão abordados os seguintes eixos teóricos do aforismo: a relação entre a arte e a teoria na práxis; o efeito social como a relação direta da arte à práxis e o engagement como uma força estética produtiva; a experiência de interpretação da obra-de-arte enquanto irrupção da objetividade na consciência subjetiva e formação da consciência. Em “A Benfazeja”, à luz dos eixos teóricos expostos, serão tensionados os tópicos: a reencarnação da hibris do herói trágico na debilidade física da mulher sertaneja e sua sina de salvar a comunidade, sacrificando-se a si mesma; o discurso crítico do que vem de fora, narra os acontecimentos e desenvolve tentativas de formar as consciências das pessoas do lugarejo; a exortação final do narrador na esperança de que as gerações futuras rasguem o véu de Maia e enxerguem o verum dos fatos; a arte em “A Benfazeja” como expressão de uma práxis produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.W. Teoria estética. Trad. de Artur Morão. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2011.

ADORNO, T.W. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO, T.W. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995.

BENJANIN, W. Sobre Alguns temas em Baudelaire. In:BENJANIN, W. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo.Obras Escolhidas; v. 3. Trad. de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989, p. 103-150.

CÉZAR, A. C. A presença do trágico em ‘A Benfazeja’, de João Guimarães Rosa. In: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Espírito Santo. N. 10 (2003), p. 77-82.

RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Reflexões sobre a educação danificada. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S; RAMOSDE-OLIVEIRA, N.(Orgs.). A Educação Danificada: contribuições à Teoria Crítica da Educação.Petrópolis/São Carlos: Editora Vozes/Editora da UFSCar, 1997, p. 13-44.

ROSA, J. G. A Benfazeja. In:Primeiras Estórias. ROSA, J. G. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 161-170.

SANTOS, I. C. O narrador persuasivo: um olhar benfazejo. In: Revista Garrafa. Faculdade de Letras –UFRJ, Vol. I, N. 11, 2006. Disponível em:.<http://www.ciencialit.letras.ufrj.br/garrafa11/v1/iolandacristina.html>. Acesso em 13 jun. 2015.

Publicado
2017-04-11
Seção
Artigos