Leibniz e a Matéria Semiótica da Música

  • Fabrício Fortes Universidade Federal da Bahia / Doutor em Filosofia
Palavras-chave: Matéria Musical, Objetos Musicais, Composição, Pensamento Simbólico, Leibniz

Resumo

Este artigo busca caracterizar a matéria musical desde os pontos de vista epistemológico e semiótico de Leibniz. Por um lado, argumenta-se que, segundo a teoria da percepção de Leibniz, nosso acesso ao fenômeno musical é simbólico no sentido de uma percepção do múltiplo na forma de uma unidade. Por outro lado, busca-se explicar a composição em termos de manipulação cega de signos, tendo como exemplo o uso da notação musical tradicional na música tonal. Assim, sustenta-se que, segundo as ideias de Leibniz, o uso de algum sistema semiótico na composição não é um recurso meramente psicotécnico, mas é um elemento constitutivo da própria música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAILHACHE, P. Leibniz et la Théorie de la Musique. Paris: Klincksieck, 1992.

BELAVAL, Y. Leibniz Critique de Descartes. Paris: Gallimard, 1960.

DASCAL, M. La Sémiologie de Leibniz. Paris: Aubier Montaigne, 1978.

ESQUISABEL, O. M. “Representing and Abstracting: an analysis of Leibniz’s concept of symbolic knowledge”. In: LASSALLE CASANAVE, A. (ed.) Symbolic Knowledge from Leibniz to Husserl. Londres: College Publications, 2012a, p. 1-49.

ESQUISABEL, O. M. “Razonamiento Diagramático en Leibniz”. In: LASSALLE CASANAVE, A.; SAUTTER, F. T. (ed.) Visualização nas Ciências Formais. Londres: College Publications, 2012b, p. 33-46.

FORTES, F. P. “A Música na Dissertatio de Arte Combinatoria, de Leibniz”. Analytica, 2022 (no prelo).

FORTES, F. P. Leibniz e a Música. Coimbra: IEF Universidade de Coimbra, 2021.

FORTES, F. P. “El Pensamiento Simbólico Leibniziano y la Notación Musical”. In: ESQUISABEL, O. M. & SAUTTER, F. T. (ed.) Conocimiento Simbólico y Conocimiento Gráfico: historia y teoría. Buenos Aires: Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires, 2013, p. 109-120.

FORTES, F. P. “Combinatória e Pensamento Simbólico Musical em Leibniz”. O Que nos Faz Pensar, 25 (2009), p. 125-140.

GOLDÁRAZ GAÍNZA, J. J. Afinación y Temperamento en la Música Occidental. Madri: Alianza, 1998.

HAASE, R. “Korrespondenten von G. W. Leibniz: 3. Conrad Henfling”. Studia Leibnitiana, Bd. 9, H. 1 (1977), p. 111-119.

JUSCHKEWITSCH, A. P.; KOPELEWITSCH, J. Ch. “La Correspondance de Leibniz avec Goldbach”. Studia Leibnitiana, Bd. 20, H. 2 (1988), p. 175-189.

LEIBNIZ, G. W. “Meditações Sobre o Conhecimento, a Verdade e as Ideias”. Trad. Viviane de Castilho Moreira. DoisPontos, v. 2, n. 1. (2005), p. 13-25.

LEIBNIZ, G. W. “Lettres de Leibniz à Christian Goldbach”. Trad. Patrice Bailhache. In: BAILHACHE, P. Leibniz et la Théorie de la Musique. Paris: Klincksieck, 1992, p. 151-154.

LEIBNIZ, G. W. Der Briefwechsel Zwischen Leibniz und Conrad Henfling (ed. Rudolf Haase). Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1982.

LEIBNIZ, G. W. “Dissertatio de Arte Combinatoria”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. IV (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978a, p. 17-104.

LEIBNIZ, G. W. “Meditationes de Cognitione, Veritate et Ideis”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. IV (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978b, p. 422-426.

LEIBNIZ, G. W. “Discours de Métaphysique”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. IV (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978c, p. 427-463.

LEIBNIZ, G. W. “Principes de la Nature et de la Grâce, fondés en raison”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. VI (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978d, p. 598-606.

LEIBNIZ, G. W. “Monadologie”. : LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. VI (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978e, p. 607-623.

LEIBNIZ, G. W. “Dialogus”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. VII (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978f, p. 190-193.

LEIBNIZ, G. W. “Scientia Generalis. Characteristica, XV”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. VII (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978g, p. 204-207.

LEIBNIZ, G. W. “Quid sit idea”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. VI (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978h, p. 263-264.

LEIBNIZ, G. W. “De Rerum Originatione Radicali”. In: LEIBNIZ, G. W. Philosophische Schriften, v. VII (ed. C. I. Gerhardt). Nova York: Olms, 1978i, p. 302-308.

TENNEY, J. A History of Consonance and Dissonance. Nova York: Excelsior Music, 1988.
Publicado
2022-05-15