O juízo estético em Greenberg
Resumo
Trata-se de discutir e entender o conceito de juízo estético nos escritos do crítico de arte norte-americano Clement Greenberg através de seus artigos e seminários da década de 1970 reunidos em Estética Doméstica, articulando-os a seus textos anteriores consagrados e a textos de comentadores. Pretende-se explicitar a relação de sua teoria estética à estética kantiana e sua colaboração para compreensão do Modernismo e da crítica de arte.
Downloads
Referências
DUARTE, Rodrigo. “Sobre o conceito de “pseudomorfose” em Theodor Adorno”. Artefilosofia. Ouro Preto, n.7, out.2009, p. 31-40.
DUVE, Thierry de. Between the lines: including a debate with Clement Greenberg. Chicago: University of Chicago Press, 2010.
FERREIRA, Glória. & COTRIM, Cecília (Orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FRACALOSSI, Ivanilde. A universalidade subjetiva do juízo de gosto em Kant. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
GREENBERG, Clement. Arte e Cultura – ensaios críticos. São Paulo: Editora Ática, 1996.
GREENBERG, Clement. Estética Doméstica – observações sobre a arte e o gosto. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2005.
MICHAUD, Yves. L’art à l’état gazeux.Paris: Stock, 2003.
O’BRIAN, John. ed. Clement Greenberg -The Collected Essays and Criticism. Chicago: University of Chicago Press, 1988.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.