Para os conceitos de estilo e grande estilo no velho Nietzsche

  • Rodrigo Rabelo
Palavras-chave: arte, esteticismo, estilo

Resumo

Os conceitos de estilo e grande estilo são essenciais para a exegese do uso da noção de arte no pensamento posterior de Nietzsche, uma vez que exemplificam de maneira cabal a seguinte constatação geral: o velho Nietzsche não tem intenção de se ater a uma Estética tradicional, nem de oferecer uma filosofia da arte completa ou estanque; portanto, é difícil querer sustentar algum “esteticismo” imanente a seu pensamento maduro, considerando a maneira como a arte e a beleza são aí utilizadas, e o quanto são ultrapassadas, em prol de instâncias e objetivos que suplantam a alçada propriamente estética e/ou artística. Em outros termos: a arte não é, segundo a mais madura filosofia de Nietzsche, um fim em si mesma, mas sim uma condição e um meio para a vida humana, e para a auto-superação dos estados atuais deste tipo de existência, de tal vontade de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KAUFMANN, Walter. Nietzsche. Philosopher, psychologist, antichrist.4thed.. Princeton, NJ: Princeton U., 1974.

NIETZSCHE, Friedrich W. Nietzsche Werke. Kritische Gesamtausgabe (KGA).Berlin/New York: W. de Gruyter, 1967- .

NIETZSCHE, Friedrich W. Sämtliche Werke. Kritische Studiensausgabe (KSA). 15 Bd.. Berlin/New York: W. de Gruyter, 1967-1980.

NIETZSCHE, Friedrich W. Humano, demasiado humano. Um livro para espíritos livres.São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Trad.: Paulo C. de Souza.

NIETZSCHE, Friedrich W.A gaia ciência.São Paulo: Companhia das Letras, 2001.Trad.: Paulo C. de Souza.

NIETZSCHE, Friedrich W. Assim falou Zaratustra. Um livro para todos e para ninguém.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.Trad.: Mário da Silva.

NIETZSCHE, Friedrich W. Crepúsculo dos ídolos. Como se filosofa com o martelo.São Paulo: Companhia das Letras, 2006.Trad.: Paulo C. de Souza.

NIETZSCHE, Friedrich W. Ecce homo. Como alguém se torna o que é.São Paulo: Companhia das Letras, 1995.Trad.: Paulo C. de Souza.

NIETZSCHE, Friedrich W. O anticristo. Maldição ao cristanismo. / Ditirambos de Dioniso.São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Trad.: Paulo C. de Souza.

NIETZSCHE, Friedrich W. Obras incompletas.In: Col. Os pensadores. Vol. Nietzsche.São Paulo: Nova Cultural, 1999.Ed.: Gérard Lebrun; trad.: Rubens R. Torres Filho.

NIETZSCHE, Friedrich W. Fragmentos finais.Brasília: UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.Ed.e trad.: Flávio R. Kothe.

Publicado
2017-04-20
Seção
Estética contemporânea