O Living Theatre em Ouro Preto e a invenção do Ato público.

REPORTAGEM 1971-2011

  • Alessandra Vannucci
Palavras-chave: Ato público, Teatro de Rua, Living Theatre, Ouro Preto, regime militar

Resumo

A viagem ao Brasil do Living Theatre em 1970 e 71, na fase mais brutal do regime militar, proporciona ao grupo, através da experiência extrema de uma realidade de opressão e miséria, novos caminhos seja estéticos como existenciais para a sua utopia revolucionária não violenta. A ideia de “saturar” uma cidade de teatro, resgatando a memória dos muros e resignificando cada bairro, cada praça, cada monumento mobiliza um campanha teatral participativa que, pensada para as ruas de Ouro Preto, é impedida pela prisão decretada para a maioria dos integrantes do grupo. Mesmo assim, a opção pela rua, alias pelo Teatro de Rua como ritual de cura e libertação das energias, define todo o futuro do grupo no percurso da performance urbana como Ato Público, isto é, dispositivo revelador das estruturas sociais e capaz de transforma-las. Esta opção inspira uma mudança radical no trabalho do Living, influenciando em seguida comunidades teatrais no mundo inteiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. Sade Fourier Loyola. Trad. it. Lidia Lonzi. Torino: Einaudi, 2001 (orig. Paris 1971).

BECK, Julian. La vita del teatro. L’artista e la lotta del popolo. Torino: Einaudi, 1975 (orig. NY 1972).

BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. Seleção e apresentação de Willi Bolle, tradução de Celeste H. M. Ribeiro de Souza et al., São Paulo, Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo, 1986.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I –A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala.30ªed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2002.

LACAN, Jacques. Seminari, XVII:Il rovescio della psicoanalisi. Trad. it. Carlo Viganò eRosa Elena Manzetti.Torino: Einaudi, 2001(orig. Paris 1970).

LOPES DA SILVA, Fabio. “Freyre & Foucault: Casa-grande & Senzala como microfísica do poder” in Revista de Historia e Estudos Culturais, Jul/ago/set 2006, vol.3, ano III, n. 3.

TROYA, Ilion (org.) Fragmentos da vida do Living Theatre. 25º Festival de Inverno da UFMG Ouro Preto, julho 1993, datilografado.

MALINA, Judith. Diário. O Living Theatre em Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais, 2008.

MALINA, Judith. The legacy of Cain in Brazil, afavela play. Datilografado, 8.12.1970, Arquivo Living Theatre do NEPAA/UNIRIO.

MALINA, Judith. Entrevista com Zeca Ligièro, New York 1991, datilografada, Arquivo Living Theatre do NEPAA/UNIRIO.

MALINA, Judith. Palestra dramática para o Forum das Letras de Ouro Preto. Datilografada, 2011, arquivo Living Theatre no DEART/UFOP.

TYTELL, John. The Living Theatre. Art exile and outrage. New York: Grove Press, 1995.

WALKER, Thomas e BURGESS, Brad. Encontro com os alunos do DEART/UFOP, Forum das Letras de Ouro Preto, 11 de novembro de 2011.

Publicado
2017-04-20
Seção
Dossiê: Teatro e espaço urbano