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Violência e exceção em ‘Clockwork Orange’

  • Antonio Teixeira
Palavras-chave: psicanálise lacaniana, violência, direito, lei, burocracia real

Resumo

Através da versão cinematográfica, por S. Kubrick, do livro A Laranja mecânica, de A. Burguess, o autor aborda o conflito entre direito e violência. O argumento inicial consiste no caráter paradoxal do direito que, ao oferecer-se como dispositivo de controle da violência, depende, para funcionar, da imposição violenta de um lugar de exceção. Nesse sentido, o filme surge como ilustração das conseqüências geradas pela intrusão, no campo político, do modelo científico do qual se exclui a exceção, dando lugar a uma visão mecanicista da lei pela aplicação dos regulamentos codificados. O real se faria sentir, segundo o autor, através do retorno violento de uma figura de exceção representada pelo protagonista.

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Referências

BAUDELAIRE, C. O pintor da vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

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Publicado
2017-04-20
Seção
Cinema, literatura e filosofia