A Ritmata de Edino Krieger:
uma obra brasileira?
Downloads
Referências
BARBEITAS, Flavio. Música, cultura e nação. Artefilosofia Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto/IFAC, n. 2, jan 2007, p. 127-145.
BUCKINX, Boudewijn. O pequeno pomo; ou a história da música no pós-modernismo. São Paulo: Ateliê Editorial, Editora Giordano, 1998.
COLI, Jorge. O nacional e o outro. In: ANDRADE, Mário de. Missão de Pesquisas Folclóricas. (textos e cd’s). SESC-SP, 2006.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Editora UFPR, 1994.
KATER, C. Música Viva e H.J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Atravez/Musa, 2001.
KRIEGER, Edino. Catálogo de obras. Rio de Janeiro: RioArte, 1996.
LANNA, Jonas. Sob o selo nacional, sobre o solo popular; ressonâncias de uma nação na obra para violão de Heitor Villa-Lobos . Dissertação de mestrado. UFMG, 2005.
REIS, José Carlos. Pode-se falar de uma identidade nacional brasileira? In: As identidades do Brasil 2; de Calmon a Bonfim: a favor do Brasil, direita ou esquerda?
FGV, 2006.
ROUANET, Sérgio Paulo. Mal estar na modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
TABORDA, Marcia Ermelindo. Introdução do violão no Rio de Janeiro, Revista Brasiliana. Rio de Janeiro: ABM, nº 15, set 2003, p. 10-16.
TABORDA, Marcia Ermelindo. Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830/1930. Tese de Doutorado. PPGH/UFRJ, 2004.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários; a música em torno da semana de 22. São Paulo: Duas cidades, 1983.
ZANON, Fábio. Publicação eletrônica. Fórum Violão Erudito, acesso maio 2006. http://p2.forumforfree.com/1-vt1436-violaoerudito.html?start=0
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.