Adorno e a crítica da cultura como estratégia da crítica da razão
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; Ästhetische Theorie, Frankfurt: Suhrkamp, 1975.
ADORNO, Theodor; Idéia de uma sociologia da música, In; Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1972.
ADORNO, Theodor; Negative Dialektik, Frankfurt : Suhrkamp, 1973.
ADORNO, Theodor; Philosophie der neuen Musik, Frankfurt : Suhrkamp, 1978.
ADORNO, Theodor; Prismas : crítica cultural e sociedade, São Paulo: Ática, 2001.
ADORNO, Theodor; Über das gegenwärtige Verhältnis von Philosophie und Musik, In: Gesammelte Schriften XVIII, Digitale Bibliothek Band 97.
BENJAMIN, Jéssica; The end of internalization: Adorno ́s social psychology. In: Telos, n. 32, 1977.
BENJAMIN, Walter; Rua de mão única, São Paulo : Brasiliense, 2000.
DERRIDA, Jacques; De la grammatologie, Paris: Seuil, 1966.
HABERMAS, Jürgen; O discurso fi losófi co da modernidade, São Paulo: Martins Fontes=, 2002.
HABERMAS, Jürgen; Theorie des kommunikativen Handelns I, Frankfurt, Suhrkamp, 1995.
HEGEL, G.W.F.; Phänomenologie des Geistes, Felix Meiner: Hamburgo, 1988.
HELMLING, Steven; “Imanent critique” as “dialectical mimesis” in Adorno and Horkheimer’s Dialectic of enlightment, Boundary, vol. 32, n.2, 2005.
KONSTELANETZ, Richard; Conversations avec Cage, Paris: Syrtes, 2000.
PRADO JR. Bento, Erro, ilusão, loucura, São Paulo; 34, 2005.
SAFATLE, Vladimir; Cinismo e falência da crítica, São Paulo: Boitempo, 2008.
SCHOENBERG, Arnold; Tratado de harmonia, São Paulo: Unesp, 1999.
WHITEBOOK, Joel, Perversion and utopia: a study in psychoanalysis and critical theory, MIT Press, 1995.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.