Vozes narrativas no espaço cênico:
o pós-dramático em (A)tentados de Martin Crimp
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Teatro oriental e teatro ocidental. In: ___. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 65-70.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’Água, 1981.
BRECHT, Bertolt. Poderá o mundo de hoje ser reproduzido pelo teatro? & Pequeno órganon para o teatro. In: BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 19-21; 125-66.
CAMATI, A. S. O teatro pós-dramático de Martin Crimp. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Org. Maria de Lourdes Rabetti. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p. 20-21.
CRIMP, Martin. Attempts on Her Life. London, Faber & Faber, 1997.
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime: tradução do Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2002.
ELIOT, T. S. Tradição e o talento individual. In: ELIOT,T.S. Ensaios. Trad. Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989, p. 37-48.
GUENÓUN, Denis. A exibição das palavras: uma idéia (política) do teatro. Trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Production of Presence: What Meaning Cannot Convey. Stanford: Stanford University Press, 2004.
KALB, Jonathan. Less is more – Beckett and the avant-garde. In: KALB, Jonathan. Beckett in Performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, p. 157-162.
LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatic Theatre. Trad. Karen Jürs-Munby. London: Routledge, 2006.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. Sala Preta, nº 3, São Paulo: ECA/USP, 2003, p. 10-19.
LENZ, Jakob M. R. Notas sobre o teatro; GOETHE, J. W. Regras para atores. Trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandes Cuzziol. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. sob a direção de J. Guinsburg & Maria Lucia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
POSCHMANN, Gerda. Der nicht mehr dramatische Theatertext. Aktuelle Bühnentexte und ihre dramaturgische Analyse. Tübingen: Niemeyer, 1997.
ROBINSON, Marc. Gertrude Stein. In: ___. The Other American Drama. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997, p. 10-28.
SAADI, Fátima. Brecht e seus precursors. Repertório Teatro & Dança, Ano 04, nº 06, Salvador: UFBA, 2002, p. 54-71.
SARRAZAC, Jean Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Trad. Alexandra Moreira da Silva. Porto: Campo das Letras, 2002.
SIERZ, Aleks. The Theatre of Martin Crimp. London: A & C Black Publishers Limited, 2006.
SZONDI, Peter. Teoria do drama burguês: século XVIII. Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno: 1880-1950. Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.