A restituição do corpo na Teoria estética
Resumo
Este artigo tem por objetivo indicar o papel central da questão da expressão do sofrimento na fi losofi a de Theodor W. Adorno, tanto em sua teoria do estético como na sua refl exão a respeito da experiência fi losófi ca. Nele é feito um comentário sucinto sobre as novelas de Modesto Carone contidas em Resumo de Ana, com o propósito de mostrar como os conceitos de dissonância e de nãointencionalidade podem ser tomados como indicadores estéticos da materialidade corpórea da razão.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Ästhetische Theorie. In: Gesammelte Schriften. v. 7. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1972.
ADORNO, Theodor W. Negative Dialektk. In: Gesammelte Schriften. v. 6. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977.
ADORNO, Theodor W. Crítica cultural e sociedade. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. Tradução de Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998.
ALVES JÚNIOR, Douglas Garcia. Dialética da Vertigem: Adorno e a filosofia moral. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: FCH/FUMEC, 2005.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.
ARRIGUCCI JR., Davi. Coração Partido: uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
CALVINO, Italo. A visão mais espetacular da terra. Folha de São Paulo. São Paulo, 27 jul. 2003. Caderno Mais!, p. 8.
CARONE, Modesto. Resumo de Ana. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LÉVINAS, Emmanuel. O sofrimento inútil. In: LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.
VERGELY, Bertrand. O sofrimento. Bauru: EDUSC, 2000.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução, apresentação e ensaio introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: EDUSP, 1994.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.