Verdades e Mentiras num sentido extra-político
(ensaio a duas vozes sobre o filme L’Anglaise et le Duc de Eric Rohmer)
Resumo
Pretendemos discutir o fi lme de Eric Rohmer, L’Anglaise et le Duc, à luz de alguns textos de Kant, menos os estéticos do que os morais e políticos. Estamos de acordo que o fi lme expõe um con- fl ito entre moral e política. Proporemos dois modos de resolução do confl ito: no primeiro, o confl ito é resolvido em favor da política, e, portanto, trata-se o fi lme como uma espécie de objeção ao ensaio de Kant “Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade”; no segundo, a partir de outro texto de Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, justifi ca-se a mentira da protagonista, clímax do enredo do fi lme, como não contraditória à máxima concedida pela fórmula do Imperativo Categórico. Neste caso, a solução do con- fl ito é moral e não política.
Downloads
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.