A desartificação da arte segundo Adorno:
antecedentes e ressonâncias
Resumo
Nesse artigo, o tema da “desartifi cação da arte” – uma das contribuições mais originais, mas também mais obscuras, da Teoria Estética de Theodor Adorno – é elucidado a partir dos próprios textos do autor. No entanto, apesar de sua especifi cidade para com a estética adorniana, o conceito de desartifi cação mantém uma relação tanto com a tradição anterior da fi losofi a da arte, especialmente com o tema do fi m da arte nos Cursos de Estética de Hegel, quanto com os desdobramentos mais recentes, como, por exemplo, a teoria sobre a arte contemporânea (ou pós-histórica) de Arthur Danto. Em vista disso, a investigação do tema da desartifi cação em Adorno é precedida, aqui, de uma sucinta análise do aludido motivo hegeliano e seguida de uma rápida apresentação da temática conexa na estética de Danto.
Downloads
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.