O senso e o sensível na Estética de Hegel

  • Charles Feitosa
Palavras-chave: Hegel, Sensível, Senso, Arte, Pensamento

Resumo

Conforme a classifi cação hegeliana, o pensamento é superior ao desejo. Hegel serve-se do mesmo critério para estabelecer na Estética um sistema das diferentes formas de artes, onde a literatura (prosa e poesia) apresenta-se num patamar superior por se mostrar menos condicionada pelo sensível e pelo particular do que a música, a pintura, a escultura ou a arquitetura. Apesar disso, a literatura não ocupa o posto máximo na hierarquia dialética. A fi losofi a é a forma mais alta de manifestação do “Espírito”, pois é um pensar que se auto-determina; já a arte é o produto de um pensamento ainda contaminado pelo sensível. A proposta do trabalho é de investigar os pressupostos da demarcação hegeliana entre Filosofi a e Arte a partir de uma leitura da Estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. Teoria Estética [Ästhetische Theorie]. In: Gesammelte Schriften. v. VII. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1970.

GADAMER, Hans Georg. A Atualidade do Belo [Die Aktualität des Schönen]. Stuttgart: Reclam, 1977.

HEGEL, G.W. Introdução à História da Filosofi a [Einlei tung in die Ge schichte der Philoso phie]. Hamburg: Felix Meiner, 1966.

______. Lições sobre Estética [Vorlesungen über die Ästhetik]. v.I e II. ed. H. Hothos (1842). Berlin/Weimar: Duncker & Humblot, 1976.

KANT, I. Crítica do Juízo [Kritik der Urteilskraft]. In: Werkausgabe. v. X . ed. por Wilhelm Weischedel. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1968

Publicado
2017-04-26
Seção
Filosofia