Forma e conteúdo na poética materialista e dialética de Mikhail Bakhtin
Resumo
A Poética de Mikhail Bakhtin (1895-1975) compreende a relação de indissolubilidade entre a forma e o conteúdo na construção do objeto estético. Em seu trabalho “O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária”, escrito em 1924, apresenta-nos uma profunda e rica discussão sobre o tema, considerando o objeto estético e a obra artística como sustentados por três pilares fundamentais: o conhecimento, a ética e a arte. Ao refletir sobre os processos de criação, o presente trabalho busca contribuir, numa perspectiva bakhtiniana, para o entendimento do caráter social da criação artística, uma vez que esta somente se realiza na configuração das relações humanas objetivas, por meio da dialética forma / conteúdo, sempre observada sob a óptica da responsabilidade do ato ético e estético.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes: 2010a.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: A teoria do romance. 6. ed. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini; José Pereira Júnior; Augusto Góes Júnior; Helena Spryndis Nazário; Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Hucitec, 2010b.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 3. ed. Tradução de Waldemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. Organizado por Augusto Ponzio e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGE/UFSCar. São Carlos [SP]: Pedro & João, 2017.
EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Tradução de Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
EIKHENBAUM Boris. et al. Teoria da literatura: formalistas russos. Tradução de Ana Mariza Ribeiro, Maria Aparecida Pereira, Regina L. Zilberman e Antônio Carlos Hohlfeldt. Revisão Rebeca Peixoto da Silva. Organização, apresentação e apêndice Dionísio de Oliveira Toledo. Prefácio Boris Schnaiderman. Porto Alegre: Globo, 1971.
IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular,2011.
KONDER, Leandro. O que é dialética. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
KONDER, Leandro. Marxismo e alienação: contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução de Ricardo Correia Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
LUKÁCS, György. Arte livre ou arte dirigida? In: _____. Marxismo e teoria da literatura. 2. ed. Seleção, Apresentação e Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 267-285.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
Copyright (c) 2026 Luiz Borges

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.